domingo, julho 04, 2021
Filme: O Mensageiro do Último Dia (2020)
"The Empty Man" é um raro exemplar do horror cósmico que não me agradou. Foi escrito e dirigido por David Prior que teve como base a história em quadrinhos homônoma de Cullen Bunn e Vanesa R. Del Rey.
O filme inicia em 1995, no Butão. Os amigos Greg (Evan Jonigkeit), Fiona (Jessica Matten), Ruthie (Virginia Kull) e Paul (Aaron Poole) fazem caminhadas em uma montanha quando, de repente, Paul ouve algo chamando por ele, ao investigar o fato, cai em uma fenda. Greg consegue encontrá-lo catatônico e o grupo se abriga em uma cabana. No entanto, coisas estranhas começam a acontecer levando-os ao limite.
Anos se passam. Em 2018 o ex-detetive James Lasombra (James Badge Dale) ainda assombrado pela morte da esposa e do filho, está tentando localizar Amanda (Sasha Frolova), uma adolescente filha de sua vizinha Nora (Marin Ireland), que desapareceu misteriosamente.
Ao questionar Devara (Samantha Logan), amiga de Amanda, James descobre que o grupo de amigos fez um ritual para evocar "o Mensageiro do Último Dia" e que todos desapareceram. Durante as investigações, o policial chega até o Pontifex Institute, um culto que tem crenças originárias de lugares como o Butão.
Ele segue os membros do culto e chega até uma cabana na floresta onde encontra arquivos sobre Amanda, seus amigos, Paul da expedição na montanha e ele mesmo. Lá, o também testemunha um ritual realizado pelos seguidores. A partir daí coisas bizarras passam a acontecer na vida de James.
"O Mensageiro do Último Dia" não é um filme para assustar, mas para causar pavor. O início deu a impressão de ser promissor, mas conforme se desenvolve, todo aquele potencial inicial se perde numa trama pobre e maçante. As cenas desnecessárias e o furos do roteiro acabam reduzindo consideravelmente qualquer apreensão que o horror Lovecrafetiano costuma passar.
Não costumo me incomodar com a duração de um filme, mas "O Mensageiro do Último Dia" é realmente longo demais. Por fim, terminei de assistir decepcionada e ao mesmo tempo aliviada por ter conseguido assistir até o final.
Duração: 137 minutos
Categorias: Terror, Mistério, Policial, Drama
Classificação: 16 anos
CONFUSO; RASO; MONÓTONO