terça-feira, julho 06, 2021
O Máscara de Ferro (1939): sobre gêmeos separados no nascimento
O Máscara de Ferro é um excelente filme de aventura dirigido pelo cineasta James Whale. O roteiro escrito por George Bruce foi baseado no famoso clássico literário de Alexandre Dumas.
Sinopse - A trama inicia em 1638, o Rei Louis XIII (Albert Dekker) da França está feliz com o nascimento de seu filho, o herdeiro do trono. Contudo, um um segundo filho nasce (algo inaceitável na realeza). Louis, é criado como príncipe enquanto seu irmão gêmeo, Philippe, ignora sua verdadeira identidade. Os anos passam, Louis (Louis Hayward) assume o trono com o nome de Louis XIV.
Seu reinado é marcado pela fome e opressão. Na Gasconha, D'Artagnan (Warren William) e seu povo são coagidos a pagar taxas abusivas. O ex-mosqueteiro resiste e é feito prisioneiro juntamente com seus amigos e o filho adotivo, Filipe (Louis Hayward), que ainda não sabe sobre sua verdadeira história.
Ao perceber a enorme semelhança, Luis XIV resolve se divertir usando Filipe como substituto em alguns compromissos. No entanto, enquanto Filipe substitui o monarca, ele se apaixona pela noiva real Maria Teresa (Joan Bennett), da Espanha. Mas Luis XIV descobre a história de seu gêmeo, e temendo que seu irmão possa roubar-lhe o trono, o cruel Louis XIV manda prendê-lo e o envia clandestinamente para a masmorra, na Bastilha.
Lá, o misterioso prisioneiro passa a usar permanentemente uma máscara de ferro, assim ninguém poderá descobrir a verdadeira identidade do prisioneiro. Contudo, Filipe contará com a ajuda dos mosqueteiros Athos (Bert Roach), Porthos (Alan Hale) e Aramis (Miles Mander) e do inseparável D’Artagnan.
Excelente adaptação do livro
O Máscara de Ferro é um filme interessantíssimo que foi inspirado no famoso conto de Alexandre Dumas sobre o bom e o mau irmão, gêmeos herdeiros do trono francês. O misterioso prisioneiro que usou uma máscara durante três décadas é um dos maiores mistérios da França do século XVII.
O detento realmente existiu, alguns pesquisadores revelaram recentemente a verdadeira identidade do prisioneiro, outra descoberta interessante é que o homem não usava uma máscara de ferro e sim, de veludo. Acredito que essa descoberta seja verdadeira, afinal, ninguém viveria mais de 30 usando um "adereço" tão cruel.
O Máscara de Ferro é uma das melhores adaptações cinematográficas do clássico de Alexandre Dumas. O roteiro é envolvente e consegue prender o espectador na trama, as cenas de duelos são ótimas e a fotografia em preto e branco é muito bonita. Merece ser conferido!
Ficha técnica
Título original: The Man in the Iron Mask
Duração: 113 minutos
Gênero: Histórico, Aventura, Romance
Classificação indicativa: 10 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1939