sexta-feira, maio 07, 2021
Filme: Eles Vivem (1988)
"They Live" é mais um excelente filme do cineasta John Carpenter. Apesar dos efeitos especiais serem datados, a crítica exposta permanece atual. Vivemos em um mundo cheio de mensagens sublimares e é preciso ter bastante cuidado para não tornar-se uma marionete nas mãos dos manipuladores.
Enquanto assistia, refletia sobre a dominação que as mídias tem sobre as grandes massas, mas o filme não aborda apenas o consumismo desenfreado, é recheado de metáforas com ótimas críticas políticas, sociais e intelectuais, ao mesmo tempo que provoca muitos risos.
O roteiro, assinado por Carpenter foi baseado no conto "Eight O’Clock in the Morning", de Ray Nelson. O lançamento aconteceu em 1988.
Na trama, conhecemos John Nada (Roddy Piper), um trabalhador braçal que chega a Los Angeles em busca de trabalho e vai para uma fábrica.
Lá, ele faz amizade com Frank (Keith David), que o convida para 'morar' em um abrigo destinado aos sem teto. Neste local, John descobre na igreja da comunidade uma espécie de resistência, onde as pessoas pregam sobre a dominação das classes operárias pelos ricos empresários e políticos, mas durante uma operação repressiva, a polícia destrói o local e prende os organizadores da resistência.
Na confusão, John encontra uma caixa de óculos escuros aparentemente comuns, porém ao usá-los consegue enxergar horrendas criaturas alienígenas disfarçadas de seres humanos, bem como as mensagens subliminares que elas transmitem através da mídia em geral. Essas mensagens ditam ordens de consumismo e dependência (algo mais atual, impossível).
John percebe que os invasores já estão controlando o planeta e, juntamente com seu amigo Frank, decide se engajar no movimento de resistência, que é perseguido como subversivo pela polícia.
Frank só acredita em John após uma longa luta que dura uns cinco minutos de socos e chutes. Algumas pessoas consideram essa cena desnecessária, mas eu interpretei da seguinte forma: muitas pessoas se recusam de sair da "matrix" e enxergar a realidade com outros olhos, aqueles que se propõem a mostrar as verdades escondidas enfrentam um processo longo e doloroso (como a luta).
Considero sensacional as diversas maneiras que o cineasta ilustrou as mensagens subliminares. Textos impessoais, objetivos e diretos "Obedeça; Consuma; Não Pense", inseridos em propagandas em locais propícios. Na época do filme, as pessoas eram obcecadas em assistir televisão, nos dias atuais as pessoas tem obsessão com a própria imagem na internet.
"Eles Vivem" mostra o quanto as diferentes mídias influenciam nosso modo de viver, nossas emoções, e nem percebemos. Ainda que seja um filme B, com baixo orçamento, atuações ruins e efeitos grosseiros, a mensagem que transmite é atemporal. O filme também é uma homenagem aos ícones do cinema de ação da década de 1980.
"Eles Vivem" é uma ficção científica com toques de terror e muita ação, que ao longo dos anos conquistou muitos fãs ao redor do mundo e se tornou um clássico cult. É um filme que instiga o espectador a refletir, mas nem por isso deixa de ser um entretenimento, a produção precária, os efeitos toscos e as atuações medíocres rendem várias gargalhadas.
Duração: 93 minutos
Categorias: Ficção Científica, Ação, Terror, Clássico
Classificação: 16 anos