quinta-feira, abril 15, 2021
Filme: Artista do Desastre (2017)
Nunca pensei que a produção que carrega o título de pior filme de todos os tempos entraria para minha lista de filmes a ver. O responsável por despertar em mim o interesse pelo filme "The Room", de Tommy Wiseau, foi a comédia "The Disaster Artist", filme dirigido e protagonizado por James Franco, que foi baseado no livro The Disaster Artist: My Life Inside The Room escrito por Greg Sestero e Tom Bissell. Foi lançado em 2017 e recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.
A trama nos apresenta Greg Sestero (Dave Franco), um jovem ator que busca desesperadamente se tornar astro de cinema.
Ao conhecer Tommy Wiseau (James Franco), um homem tão misterioso quanto a origem de sua fortuna e com uma personalidade extravagante, logo se tornam grandes amigos e decidem partir para Los Angeles, na tentativa de se tornarem atores de Hollywood.
Chegando na terra do cinema, eles fazem centenas de testes, mas são reprovados em todos. Cansados de tantos' nãos', os dois decidem fazer o próprio filme, com Tommy atuando como diretor, produtor, roteirista e ator principal, enquanto que Greg trabalhando como ator coadjuvante. Mas eles não imaginavam que estavam criando o 'melhor' pior filme da história do cinema.
"Artista do Desastre" é um filme sensacional, absurdamente divertido e que beira o surrealismo mesmo sendo baseado em fatos reais. A personalidade nada comum de Tommy Wiseau rende gargalhadas espontâneas. Havia visto outros trabalhos de James Franco, mas nessa comédia ele está incrível, de cabelos longos, com trejeitos hilários e atuação memorável, James merece todos os prêmios que vem recebendo.
Ainda não vi "The Room", mas ao assistir "Artista do Desastre" pude ter uma noção da produção de Tommy Wiseau, um filme repleto de atuações exageradas, diálogos sem noção e uma história completamente incoerente, totalmente em pé nem cabeça.
E é nos bastidores de "The Room" que as coisas mais absurdas acontecem, a megalomania de Tommy cresce à medida que se intensificam as gravações do seu filme, ele maltrata e demite atores e equipe conforme seu humor, atua da maneira mais desastrada possível, tem crises de risos durante cenas de assuntos sérios, faz caras e bocas que nada acrescentam na história
"Artista do Desastre" é um buddy movie estranhamente adorável, que despretensiosamente conquista o espectador e desperta a vontade de assistir o pior filme já produzido, porque tenho certeza que todos que assistirem o lançamento de James Franco irão querer assistir o desastroso filme de Tommy Wiseau. Eu recomendo ambos, porque rir nunca é demais.
Duração: 104 minutos
Categorias: Biografia, Comédia, Drama
Classificação: 14 anos
DIVERTIDO; DESPRETENCIOSO; AGRADÁVEL