Filme: A Promessa (2016) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, março 20, 2021

Filme: A Promessa (2016)

 "The Promise" é um filme de drama histórico lançado em 2016. Foi dirigido por Terry George que também assina o roteiro. A trama é ambientada nos últimos anos do Império Otomano e gira em torno de um triângulo amoroso.


O jovem armênio Mikael Boghosian (Oscar Isaac) é um botânico que vive com seus pais em um vilarejo no sudeste da Turquia. A região faz parte do Império Otomano. Determinado a estudar medicina, ele se compromete com a filha do vizinho, Maral (Shohreh Aghdashloo), recebendo assim 400 moedas de ouro como dote.

Mikael viaja para Constantinopla (hoje conhecida como Istambul) e passa a frequentar Escola Imperial de Medicina. Lá, ele faz amizade com Emre (Marwan Kenzari), filho de um oficial turco de alto nível. Ele também conhece Ana Khesarian (Charlotte Le Bon), uma jovem armênia criada em Paris, que está noiva de Chris Myers (Christian Bale), repórter americano. 

Nasce uma paixão entre Mikael e Ana ao mesmo tento que eclode a Primeira Guerra Mundial. Com a ajuda do amigo Emre, Mikael consegue uma isenção de estudantes de medicina, evitando dessa forma o recrutamento no exército otomano. Mas quando o Mikael tenta salvar seu tio da prisão, ele é detido e enviado para um campo de trabalho da prisão.
 
Mikael consegue fugir do campo e segue rumo ao vilarejo. Chagando lá ele se casa com Maral. Passado algum tempo, ele descobre que Ana e Chris encontram-se nos arredores. Ele decide procurá-los para pedir ajuda para salvar sua família da iminente ameaça turca. No entanto, os planos não saem conforme o planejado...

"A Promessa" é um bom filme sobre contexto histórico que apesar de ser romanceado, consegue transmitir o horrores vividos por milhões de armênios massacrados em um dos piores genocídios da história. É um filme feito para emocionar e não para chocar o espectador. 

Para compreender a história é preciso um conhecimento prévio do acontecimento, o enredo é raso e em nenhum momento adentra na complexidade dos fatores religiosos, políticos e culturais que culminaram naquele terrível acontecimento que vitimou aproximadamente 1,5 milhões de armênios. 

Apesar das falhas de contextualização, "A Promessa" é um filme necessário por abordar uma passagem da história que ainda é pouco conhecida da maioria das pessoas. O holocausto armênio ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial, mas até os dias atuais o governo turco nega tal atrocidade contra a humanidade.

Filme: A Promessa (2016)
MELANCÓLICO; AMARGO; REVOLTANTE



Duração: 133 minutos

Categorias: Histórico, Drama, Romance

Classificação: 16 anos