Filme: O Fantasma da Sicília (2017) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Filme: O Fantasma da Sicília (2017)

"Sicilian Ghost Story" é um filme italiano dirigido pelos cineastas Fabio Grassadonia e Antonio Piazza que também escreveram o roteiro. O lançamento aconteceu em 2017.

Vencedor do prêmio de melhor roteiro do Festival de Sundance de 2016, o filme foi inspirado na história real do adolescente Giuseppe Di Matteo, filho de um ex-integrante da máfia siciliana que estava fazendo delações à justiça. Como represália, para tentar suspender os depoimentos, o grupo deixa Giuseppe preso por 25 meses. O desfecho do sequestro é devasalador.

Construído de maneira poética, o tom fantástico prevalece em relação ao horror realista. Vamos acompanhando a história de Luna (Julia Jedlikowska), uma adolescente de 13 anos de idade que é apaixonado pelo amigo e colega de escola, Giuseppe (Gaetano Fernandez).

A mãe dela (Sabine Timoteo) não aprova essa amizade. Luna mora em um vilarejo próximo a uma uma misteriosa floresta. Giuseppe também mora nas redondezas e gosta de passar o tempo no haras da família. 

Certo dia, Giuseppe a convida para entrar na mata, ela então segue-o. Pelo caminho eles encontram vários animais, alguns mortos, tornando o bosque num ambiente assustador. Entretanto, Giuseppe desaparece repentinamente sem deixar rastros. Luna não se conforma com o desparecimento do garoto, ela procura por ele em todos os lugares, mas ninguém lhe dá atenção, nem mesmo os familiares do adolescente. 

Luna não compreende porque as pessoas agem dessa forma, como se Giuseppe nunca tivesse existido, ela então se rebela com sua família. A única pessoa que lhe entende é a melhor amiga Loredana (Corinne Musaralli). Giuseppe se torna uma figura fantasmagórica, esquecido por todos menos por Luna. Enquanto Luna tenta manter viva a esperança de reencontrá-lo, Giuseppe se apega as lembranças para manter-se vivo no cativeiro.

"O Fantasma da Sicília" é tristemente belo, narra de maneira lírica uma história chocante. Inicia como um sonho que aos poucos vai ganhando ares de pesadelo. Os diretores usaram a fantasia para falar de uma realidade cruel vivida pelo povo da Sicília nas mãos dos mafiosos. Não conhecia a história do garoto que ficou 779 dias em cativeiro, a cena que mostra o desfecho do sequestro é uma das mais oníricas e frias que já vi. 

Não é um filme que agrada todos os público, principalmente por ter um ritmo bastante lento. "O Fantasma da Sicília" é indicado para quem gosta de filmes contemplativos. A trama é recheada de alegorias mitológicas criando um ambiente opressor e violento, um desses símbolos é a coruja que vive no porão da casa de Luna, outros elementos como a floresta e o lago também são de grande carga metafórica na narrativa. É um como um filme marcante, lúdico e doloroso de ver e sentir.

Duração: 122 minutos
Categorias: Drama, Policial, Mistério, Fantasia, Romance
Classificação: 14 anos

Filme: O Fantasma da Sicília (2017)

ONÍRICO; PUNGENTE; CONTEMPLATIVO