Namorados Para Sempre (2010): quando o amor se dissolve - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, março 20, 2021

Namorados Para Sempre (2010): quando o amor se dissolve

Namorados Para Sempre é um drama romântico sobre um relacionamento que se dissolveu com o passar dos anos. Foi dirigido por Derek Cianfrance que co-escreveu o roteiro com Cami Delavigne e Joey Curtis.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Ryan Gosling e Michelle Williams em cena no filme "Namorados Para Sempre"

Sinopse - Dean (Ryan Gosling) é um jovem rebelde que abandonou os estudos. Cindy (Michelle Williams) é uma aspirante à médica que vive em constantes discussões com os pais. Ambos se conhecem na casa de repouso da avó de Cindy. Pouco tempo depois eles se encontram em um ônibus e se descobrem apaixonados.

Pouco tempo depois de iniciarem o namoro, Cindy descobre que está grávida, ela não tem certeza quem é o pai do bebê e decide abortar, mas minutos antes do procedimento ela desiste. Dean a conforta e lhe garante que será o melhor pai, mesmo não sendo o pai biológico. Eles então se casam.

Cinco anos depois, o casal mora na Pensilvânia com filha Frankie (Faith Wladyka), mas a vida conjugal deles não anda nada bem. Para piorar a relação do casal, o cãozinho de estimação é encontrado morto. Ao rever vídeos antigos da família, Dean tem a ideia de levar Cindy para um motel onde eles passaram bons momentos juntos na época que eram namorados.

Após muita relutância, Cindy acaba aceitando o convite. No caminho para o motel, Cindy reecontra Bobby (Mike Vogel), um ex- namorado, ela comenta com Dean que fica enciumado. Eles discutem. Chegando ao motel, Dean tenta seduzir a esposa, mas ela o rejeita o tempo todo, novamente eles discutem.

No dia seguinte, Cindy volta para casa deixando Dean no motel sozinho, quando ele acorda e percebe que todas as suas tentativas de reconquistar a esposa fracassaram, ele se embriaga e vai até o trabalho de Cindy, porém sua presença lá só desestabiliza ainda mais a relação.

Quando o amor começa a machucar

Namorados Para Sempre busca passar o máximo de realismo possível. O título nacional é equivocado, pois o filme não é sobre um casal que vive em harmonia, mas sobre a dificuldade de permanecer em um relacionamento quando o amor acaba, ou nunca existiu. Está longe de ser uma comédia romântica açucarada, é um filme denso, melancólico e deprimente.

Desde o início do filme é perceptível que Cindy e Dean são duas pessoas carentes, eles buscam suprir suas carências em outra pessoa, algo que realmente nunca dará certo no cinema, muito menos na vida real. O desgaste do relacionamento deste casal não ocorre de forma abrupta, vai acontecendo aos poucos devido a rotina, a falta de diálogos, o excesso e a escassez de afeto. Enquanto assistimos os flashbacks constatamos o óbvio, Cindy e Dean tinham todos os tipos de sentimentos um pelo outro, menos amor.

Não há nenhuma tragédia, o desfecho ao meu ver é esperançoso, mas o que acompanhamos durante a trama é exatamente o que ocorre em muitos lares; agressões mútuas e indiferenças que rasgam o laço selado durante o matrimônio. O filme nada mais é que um retrato cru de muitos relacionamentos modernos, que iniciam com uma paixão avassaladora e sucumbem com a dureza da convivência a dois.  Por fim, Namorados Para Sempre é muito provável que seja o filme romântico mais deprimente já feito. 

Ficha técnica

Título original: Blue Valentine
Duração: 112 minutos
Gênero: Drama, Romance
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2010