sábado, fevereiro 13, 2021
Filme: A Princesa e o Plebeu (1953)
Lançado em 1953, "Roman Holiday" foi dirigido por William Wyler e apresentou ao público uma das atrizes mais queridas de Hollywood, Andrey Hepburn com toda a sua beleza, encanto, inocência, suavidade e simpatia.
Roteirizado por Dalton Trumbo, Ian McLellan Hunter e John Dighton, o filme ganhou o Oscar como Melhor Atriz, Melhor Figurino - Preto e Branco e Melhor História Original, também recebeu indicação nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Edição, Melhor Edição de Arte - Preto e Branco e Melhor Fotografia - Preto e Branco. Totalizando nove indicações ao total.
Na vida real é praticamente impossível uma princesa se encontrar ao acaso com um plebeu e se apaixonar por ele, mas no cinema tudo mágico e possível. Na trama, a princesa Ann (Andrey Hepburn), que está visitando a Itália, não aguenta mais sua agenda lotada e decide fugir de uma maneira inusitada do castelo que encontrava-se hospedada.
O problema é que Ann havia ingerido remédios para dormir antes dessa fuga e acaba dormindo num banco de praça. Ela é encontrada por Joe Bradler (Gregory Peck), um jornalista que a princípio não reconhece a princesa.
De manhã, quando Joe chega no seu emprego, eles descobre que está hospedando em sua casa uma famosa princesa. A primeira reação do jornalista é fazer uma matéria exclusiva com Ann e faturar um bom dinheiro, para isso ele resolve proporcionar a bela princesa um dia mágico e inesquecível.
No entanto, passar o dia todo ao lado de Ann faz com que ele reveja seus planos. Juntos eles vivem cenas hilárias, gostosas de assistir e repletas de magia.
"A Princesa e o Plebeu" é um clássico que esbanja sensibilidade. Este romance faz derramar algumas lágrimas misturadas com deliciosas gargalhadas, além de nos induzir a refletir se devemos aceitar passivamente a vida que nos é dada. Assim como Ann, todos nós podemos viver momentos inesquecíveis, mas para isso é importante dar o primeiro passo.
Talvez para os dias atuais o filme não seja uma história tão original, mas se fizer uma pequena volta no tempo podemos constatar que todas as comédias românticas que assistimos atualmente provém deste clássico.
"A Princesa e o Plebeu" aparenta ser um filme simples, porém, quando adentramos mais profundamente em sua história e nos personagens, percebemos a verdadeira magia do cinema e assistir essa obra se torna uma experiência única, incrível e tocante. Sem dúvida é um clássico obrigatório para todos os apaixonados pela sétima arte.
Duração: 118 minutos
Categorias: Comédia Romântica, Drama, Clássico
Classificação: 12 anos