Filme: O Fantasma da Ópera (1943) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, fevereiro 04, 2021

Filme: O Fantasma da Ópera (1943)

"The Phantom of the Opera" é um musical de horror dirigido por Arthur Lubin, a partir do roteiro escrito por Samuel Hoffenstein e Eric Taylor. O filme é baseado na obra literária de Gaston Leroux e é o primeiro (e único) filme colorido do ciclo de monstros da Universal.

Ganhou o Oscar de Melhor Fotografia em Cores e Melhor Direção de Arte. Foi indicado também nas categorias de Melhor Gravação de Som e Melhor Trilha Sonora de um Musical.

Na trama, Erique (Claude Rains), um virtuoso músico, violinista da Ópera de Paris se apaixona por Christine Dubois (Susanna Foster). Ela é pouco talentosa, e o violinista paga anonimamente por aulas de canto para sua musa.

No entanto, o amor de Christine é disputado entre o barítono Anatole Garror (Nelson Eddy) e o oficial de polícia Raoul D’Aubert (Edgar Barrier), além de jamais conseguir conquistar a moça, Erique perde sua capacidade de tocar violino, tornando-se um músico mediano e termina sendo despedido da orquestra, depois de vinte anos.

Completamente falido [pois investiu todos os seus rendimentos em aulas de canto para Christine], Erique passa a desenvolver uma canção que acaba sendo roubada. Enquanto tenta recuperar suas partituras, ele agride um dos autores do roubo e é atingido por ácido em seu rosto, que o deixa terrivelmente deformado. 

O violinista passa a viver nos subsolo da Ópera de Paris e usa uma máscara para cobrir o rosto desfigurado. Lá, ele começa a orquestrar um plano para que sua amada seja a principal estrela daqueles palcos. Erique age soturnamente com sua capa e chapéu, ganhando o apelido de fantasma.

Gosto bastante dos clássicos musicais, mas essa versão não me agradou conforme o esperado. Visualmente, "O Fantasma da Ópera" é belíssimo, com cenários suntuosos e figurinos deslumbrantes, mas o enredo perdeu o aspecto sombrio que permeava a versão de 1925. 

Não resta dúvida que "O Fantasma da Ópera" é a versão mais luxuosa já produzida, por outro lado, o excesso de cores prejudicou o clima gótico da obra. Mesmo sendo fã dos clássicos, tem alguns que realmente não funcionam comigo, e esse musical é um deles.

"Seu sofrimento e loucura serão esquecidos. Sua música e seu concerto permanecerão."

Duração: 92 minutos
Categorias: Terror, Musical, Drama, Romance, Thriller, Clássico, Domínio Público
Classificação: 14 anos
Filme: O Fantasma da Ópera (1943)

SOFISTICADO; SOMBRIO