Thelma (2017): suspense norueguês sobre amadurecimento - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, janeiro 28, 2021

Thelma (2017): suspense norueguês sobre amadurecimento

Thelma é um filme de suspense sobrenatural dirigido por Joachim Trier, de A Pior Pessoa do Mundo (2021), Mais Forte que Bombas (2015), Começar de Novo (2006). O roteiro foi escrito por Trier e Eskil Vogt.
Dicas de Filmes Pela Scheila
Eili Harboe em cena no filme "Thelma"

Sinopse - A trama acompanha Thelma (Eili Harboe), uma jovem solitária nascida em uma família cristã conservadora, algo aliás raro na Noruega, país em que mais de 70% da população do país não segue nenhuma religião. Ela se muda para a capital Oslo para ingressar na universidade.

Thelma enfrenta dificuldades em se adaptar à nova vida e inexplicavelmente começa a ter ataques epilépticos que são acompanhados por eventos que ocorrem ao ser redor. Ao conhecer Anja (Kaya Wilkins), uma colega de curso, Thelma descobre que os sentimentos reprimidos que ela sente pela amiga desencadeiam fenômenos telecinéticos.

Enquanto realiza exames de tomografia cerebral para descobrir a causa de suas convulsões, Thelma concentra-se em Anja e seus poderes tornam-se incontroláveis, causando sérias consequências à amiga. 

Assustada e confusa devido os últimos acontecimentos, Thelma deixa a capital e volta para a casa dos pais. Seu pai (Henrik Rafaelsen) tenta "ajudar" a filha usando um estranho método religioso. O procedimento desencadeia em Thelma uma série de lembranças relacionadas à sua infância.

Enredo sutilmente aterrorizante

Thelma é um ótimo filme de suspense sobrenatural. Narra uma história densa com poucos diálogos. As sequências silenciosas podem aborrecer alguns espectadores, mas no meu caso, os silêncios contribuíram para que eu ficasse mais agoniada. O filme tece uma teia, emaranhando elementos fantasiosos de uma forma realista, conectando a sensação real ao horror fantasioso. 

Misturando temas como opressão religiosa, descoberta da sexualidade e eventos psíquicos, Thelma cria uma aura de mistério que permeia durante toda a narrativa. A atmosfera lúgubre reforça o horror sobrenatural, sempre acompanhada de uma trilha sonora marcante que enfatiza as camadas sensoriais do filme. O roteiro se alterna entre questões emocionais e fenômenos paranormais, tornando a experiência de assistir incômoda e envolvente ao mesmo tempo. 

Embora apresenta alguns problemas, Thelma um suspense psicológico intenso que vale a pena ser visto.

Ficha técnica

Título original: Thelma
Duração: 116 minutos
Gênero: Suspense, Mistério, Terror, Fantasia, Drama, Romance
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Noruega, Dinamarca, Suécia, França
Ano de lançamento: 2017