O Solar das Almas Perdidas (1944): um conto fantasmagórico - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, janeiro 03, 2021

O Solar das Almas Perdidas (1944): um conto fantasmagórico

O Solar das Almas Perdidas é considerado o melhor filme do cineasta Lewis Allen e também o melhor filme de fantasmas da história do cinema. Roteirizado por Dodie Smith e Frank Partos tendo como base o romance Uneasy Freehold, de Dorothy Macardle.

O Solar das Almas Perdidas
Ray Milland e Ruth Hussey em cena no filme "O Solar das Almas Perdidas"

Sinopse  - O filme inicia com uma narração em off numa belíssima paisagem em preto e branco. Logo em seguida somos apresentados ao casal de irmãos Fitzgerald, Roderick (Ray Milland) e Pamela (Ruth Hussey). Eles estão de férias e ao passar pelo solar desocupado, encantam-se pelo casarão que ainda exibe a solidez e a elegância. E tomada por um impulso, Pamela induz o irmão a buscar os donos da propriedade, de quem pretende comprá-la.

A propriedade pertence ao Comandante Beech (Donald Crisp), um idoso de modos nobres, e sua neta, a tímida Stella (Gail Russell). Mesmo sabendo que a neta é contra a venda do solar, o comandante fecha negócio.

Eles compram e se mudam para o solar, mas o encanto inicial que os Fitzgerald tiveram pela mansão vai diminuindo com o passar dos dias, muitas histórias fantasmagóricas são relatadas. Além disto, durante a noite, Roderick e Pam ouvem estranhos sons, que se assemelham ao choro agoniante de uma mulher.
 
Averiguando o histórico da casa, os Fitzgerald percebem que os mistérios envolto da casa tem uma forte ligação com Stella, por quem Roderick está apaixonado. E a ajuda do Dr. Scott (Alan Napier) e a altiva Senhorita Holloway (Cornelia Otis Skinner) será fundamental para solucionar a charada.

Uma fascinante história de fantasmas

Nunca escondi de ninguém que adoro histórias de fantasmas, cresci ouvindo meus avós narrando histórias fantasmagóricas (algo bastante comum no interior), nunca senti medo, pelo contrário, essas histórias despertaram minha curiosidade em desvendar o que há no mundo sobrenatural.

O Solar das Almas Perdidas é um filme bem feito que preza tanto por seus elementos de drama quanto por sua aura de mistério. O espectador adquire empatia pelos personagens enquanto sente uma curiosidade crescente em solucionar os mistérios que envolvem o solar. 

O filme possui uma atmosfera sombria, mas que em alguns momentos é aliviada por toques cômicos, nada que estrague o mistério que ronda a narrativa. O trio de protagonistas é ótimo, a trilha sonora também é marcante, entretanto, como ocorre em praticamente todos os bons filmes que assisto, fiquei encantada pela fotografia, sou fã assumida dos filmes feitos em preto e branco e este é mais um que entra para minha lista que só cresce dos filmes mais belos que assisti. O Solar das Almas Perdidas é um deleite para os fãs do gênero de horror.

Ficha técnica

Título original: The Uninvited
Duração: 99 minutos
Categorias: Mistério, Terror, Fantasia, Romance
Classificação indicativa: 10 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1944