quarta-feira, janeiro 20, 2021
Filme: O Regresso (2015)
Baseado na obra homônima de Michael Punke e roteirizado pelo próprio Alejandro González Iñárritu (diretor do filme) em parceria com Mark L. Smith, "The Revenant" mostra a história real do famoso explorador Hugh Glass, que após escapar dos indígenas durante uma expedição no interior dos EUA, é atacado por um urso e abandonado como morto pelos membros de sua equipe.
Lançado em 2015, o filme recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Mixagem de Som, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Edição e Melhores Efeitos Visuais. Ganhou nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Fotografia. E foi indicado a inúmeros outros prêmios importantes, ganhando praticamente todos.
Como apreciadora do bom cinema, posso garantir que ao assistir "The Revenant" eu tive uma das maiores experiências sensoriais de toda a minha vida. Fui sugada para dentro do filme e por 156 minutos acompanhei, ou melhor, vivenciei uma história impressionante de vingança.
Ao ser encontrado pelos companheiros, estes ajudam Glass a sobreviver, mas Fitzgerald (Tom Hardy) na primeira oportunidade, diz a todos que Glass está morto e parte, deixando o companheiro de equipe em meio à neve, e ferido, para morrer. Em meio a imensidão branca da neve, lutando para sobreviver, Glass busca suas esperanças guiado pelo instinto de vingança contra Fitzgerald, homem que assassinou seu único filho a sangue frio.
Assistir "O Regresso" é ter uma experiência sensorial inesquecível, podemos sentir até a respiração do protagonista em determinados momentos. O cineasta Iñárritu criou um filme quase mudo, que exige concentração total do espectador, e Leonardo DiCaprio se entrega de corpo e alma ao personagem, sentimos suas dores, sua raiva e desejamos a vingança tanto quanto ele, é uma sensação ruim e agradável ao mesmo tempo.
Essa jornada pela sobrevivência é complexa, o ambiente é hostil e a natureza selvagem, é impressionante como Glass conseguiu sobreviver a tantas adversidades. "O Regresso" prende nossa atenção justamente pelo sofrimento físico e emocional do personagem, sentimos empatia por ele. A cena do ataque feroz do urso, é impactante. Gera uma agonia que se mistura com medo, pavor e coragem ao mesmo tempo. Confesso que entrei em desespero, é muito real.
São inúmeras qualidades existentes neste filme, "O Regresso" é grandioso em todos os sentidos. A direção é genial, as atuações são impressionantes, paisagens de tirar o fôlego (e congelar), feitas do Canadá à Patagônia argentina e e a fotografia primorosa assinada por Emmanuel Lubezki é sua obra-prima.
Vale ainda ressaltar que o filme foi rodado exclusivamente com luz natural.
Mas acima de tudo, é um filme único em sua totalidade e feito para quem ama cinema.
SOMBRIO; AFLITIVO; INSTIGANTE
Duração: 156 minutos
Categorias: Thriller, Biografia, Aventura, Drama, Ação
Classificação: 14 anos