Filme: Farol das Orcas (2017) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, janeiro 01, 2021

Filme: Farol das Orcas (2017)

"El Faro de las Orcas" é um drama original da Netflix lançado em 2017. Ambientado e filmado na Patagônia, Argentina. Foi dirigido por Gerardo Olivares, que também assina o roteiro ao lado de Lucía Puenzo e é baseado no livro "Agustín corazón abierto", de  Roberto Bubbas.

A trama conta a história de Roberto Bubbas (Joaquín Furriel), um homem solitário que trabalha como Guardafauna da Península Valdés, no estado da Patagônia e é conhecido conhecido mundialmente como o "encantador de orcas". Certo dia, ao chegar em casa, ele é surpreendido com a visita repentina de Lola (Maribel Verdú) e seu filho Tristán (Joaquín Rapalini Olivella), de 11 anos de idade.

O garoto tem TEA (Transtorno de espectro autista), não interagia socialmente, não falava, não se interessava por nada, até assistir um documentário na TV em que Beto aparece interagindo com Shaka, uma orca. O vídeo fez o menino sair de seu isolado mundo e pela primeira vez sorrir. 

Lola, ao perceber esse interesse do filme pelas orcas, decide viajar da Espanha até a Argentina, na esperança de obter um efeito "terapêutico" que a mudança possa causar. Inicialmente, Beto reluta em ajudá-la, mas acaba cedendo, e juntos, vão viver fortes emoções e sensações.

O desfecho do filme é poético, no entanto, algumas pessoas não compreenderam. Nunca houve na história um ataque de Orcas a humanos, e o garoto [o verdadeiro se chama Augustín] teve uma melhora satisfatória no comportamento autista, é um adulto totalmente inserido na sociedade, namora, é artista plástico e utiliza a linguagem dos sinais. Ou seja, as Orcas foram fundamentais no seu progresso.


História carregada de leveza e sensibilidade

 
Visualmente espetacular, "Farol das Orcas" retrata de maneira fascinante todas as belezas locais, tanto da Patagônia, quanto da cultura de seu povo. As pessoas daquela região vivem de maneira modesta, mas todas trazem a felicidade estampada no olhar. 

A maneira como o autismo foi mostrado no filme é comovente, o enredo deixa sempre bem claro que autismo não é doença. Os autistas tem a capacidade de criar vínculos afetivos, eles são especiais e nos enxergam além dos rótulos, e o filme mostra isso com perfeição. 

"Farol das Orcas" é um filme que retrata o lado mais bonito do ser humano e mostra que a parceria com os animais produz efeitos magníficos. É um filme de sensibilidade feito para pessoas sensíveis que, assim como os autistas, veem além dos olhos físicos.

"Há pessoas que se irritam com aquilo que não entendem e outras que não querem entender o que as irrita."

Duração: 110 minutos
Categorias: Biografia, Drama, Romance
Classificação: Livre
Filme: Farol das Orcas (2017)
SENSÍVEL; TOCANTE; POÉTICO