Pecados Inocentes (2007): sobre uma família disfuncional - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, dezembro 26, 2020

Pecados Inocentes (2007): sobre uma família disfuncional

Pecados Inocentes é um filme de drama dirigido por Tom Kalin, de Swoon - Colapso do Desejo (1992). O roteiro de Howard A. Rodman é baseado no livro de Natalie Robins e Steven M.L. Aronson.

Pecados Inocentes
Eddie Redmayne e Julianne Moore em cena no filme "Pecados Inocentes"

Sinopse - Na trama, conhecemos a história real de Barbara Daly Baekeland (Julianne Moore), uma mulher bonita e carismática, mas isso não é suficiente para apagar o abismo de classes existente entre ela e seu marido, Brooks (Stephen Dillane), o herdeiro de uma grande fábrica de plásticos.

O casal parece perfeito perante a alta sociedade, mas é na vida a dois que fica evidente o lado 'podre' da família. Barbara demonstra obsessão com o filho, narcisismo, opressão e o nascimento da criança abala o casamento ainda mais.

Quando Tony (Eddie Redmayne) se torna adulto, a ausência do pai que se fez notar na infância e a personalidade um tanto neurótica da mãe influenciaram seu comportamento retraído. Tony assume sua homossexualidade. O preconceito do pai acaba afastando de vez, mas a mãe se mantém solitária e sensível em relação às escolhas do filho. Entretanto, no seu íntimo, ela deseja 'curá-lo'.

Tony até tenta namorar Blanca (Elena Anaya), uma garota espanhola, mas sua suposta namorada acaba se envolvimento amorosamente com o pai para completar a desastrosa relação de Barbara e Brooks.

O divórcio do casal Baekland só aumentaria a insegurança e descontrole psicológico de Barbara, ela aprofunda a ligação com o filho que, desde a infância já era bastante íntima. Essa intimidade cresce ao ponto de torna-se uma relação física, evoluindo para obsessão e resultando numa tragédia.

Antes de assistir não sabia que se tratava de uma história baseada em fatos reais e fiquei perplexa com o que vi, como uma família pode chegar a esse ponto? Sei que existe absurdos acontecendo mundo afora, mas o que vemos é uma família sendo dilacerada ano após ano devido as obsessões, fraquezas, interesses, descontroles e traumas. Uma história arrebatadora com personagens complexos.

Baseado em uma história real

Pecados Inocentes é um filme tenso, que carrega emoções perturbadoras durante todo o desenrolar da trama e com um desfecho chocante. Aborda assuntos que são considerados tabus, como homossexualidade, adultério, pedofilia e incesto. E, apesar de pesado, o diretor conseguiu revelar alguns traços humanos dessas personagens profundamente perturbadas.

Através do filme vemos claramente como uma pessoa pode usar muitas máscaras ao mesmo tempo. Barbara aparentava ser uma mulher encantadora, carismática, além de ser charmosa e instigante na sociedade da época. Porém, ela também era uma mulher manipuladora, insegura, desequilibrada e neurótica com o marido e o filho.

Não é uma obra-prima, mas Pecados Inocentes é um filme interessante que merece ser conferido, principalmente pela interpretação primorosa de Julianne Moore. Em alguns momentos, o filme pode parecer cansativo, por ser um pouco didático. No mais, é um bom filme reflexivo sobre mentes perturbadas.

"Não se pode mudar o passado, Mas o futuro pode ser bem diferente!"

Ficha técnica

Título original: Savage Grace
Duração: 97 minutos
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Estados Unidos da América, França, Espanha
Ano de lançamento: 2007