Filme: Papai Noel das Cavernas (2010) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, dezembro 16, 2020

Filme: Papai Noel das Cavernas (2010)

"Rare Exports: A Christmas Tale" é um filme de fantasia dirigido pelo finlandês Jalmari Helandere baseado em um curta-metragem intitulado Rare Exports Inc. (2003), idealizado por Jalmari em parceria com Helander Juuso pela companhia de comerciais Woodpecker Film. O lançamento do filme aconteceu em 2010.

A história gira em torno de um grupo de pastores de renas cujo Natal é perturbado por escavações na montanha Korvatunturi patrocinada pela multinacional norte-americana Subzero Inc, pois um misterioso milionário contratou uma equipe de escavadores para descobrir no interior da montanha 'o maior cemitério do mundo'.

Após vários dias detonando explosivos, a equipe descobre uma gigantesca caverna que logo é reconhecida pelos peritos como sendo um 'túmulo sagrado'. Porém, mesmo estando aprisionado em um gigantesco bloco de gelo, o ocupante do túmulo ainda está vivo.

Os exploradores retiram o bloco de gelo e o trancam em um galpão para explorá-lo. Entretanto, após a descoberta deste ser das cavernas, as renas, que eram importantes para a população local, aparecem misteriosamente semi-devoradas.

Os habitantes do vilarejo culpam os exploradores pela migração de animais predadores que viviam na montanha e começam a preparar armadilhas. Mas, logo as crianças e alguns objetos desaparecem misteriosamente. O pânico começa a tomar conta do vilarejo e somente o garoto Pietari Kontio (Onni Tommila) sabe a verdadeira razão dos fatos.

O xerife (Risto Salmi) é avisado e quando Rauno Kontio (Jorma Tommila), um dos pastores, resolve investigar uma de suas armadilhas descobre que acabou por capturar o verdadeiro Papai Noel, um ser sobrenatural que, ao invés de presentear as crianças boas, pune os desobedientes com a morte.

Rauno e seu filho Pietari planejam vendê-lo para o milionário e dessa forma cobrir os prejuízos causados pela escavação, junto com seu amigo tradutor Aimo (Tommi Korpela), preparam o 'bom velhinho' para a entrega até descobrir que o próprio não se trata do velho Noel e sim de um de seus duendes-ajudantes.

Os duendes são seres canibais que roubavam do vilarejo eletrodomésticos como aquecedores e fogões para libertar seu mestre e sequestravam crianças para que o monstro natalino pudesse castigá-las.

 É difícil classificar este filme. Tem momentos que lembra os filmes da Disney, onde tudo é mágico e a fantasia predomina, já em outros momentos, vemos cenas perturbadoras, mas calma, não tem sangue nem mortes e, por isso pode ser assistido tranquilamente na época natalina.

"Papai Noel das Cavernas" não está entre os melhores filmes natalinos que assisti, mas garanto que é um filme interessante que desconstrói a imagem que temos do 'bom velhinho'. Esse Papai Noel eu não quero ver nem nos meus piores pesadelos. 

Filme: Papai Noel das Cavernas (2010)
SINISTRO; BIZARRO



Duração: 84 minutos

Categorias: Terror, Fantasia, Aventura

Classificação: 10 anos