Filme: Irene, a Teimosa (1936) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, dezembro 13, 2020

Filme: Irene, a Teimosa (1936)

"My Man Godfrey" é um filme delicioso de assistir, a leveza como a história é contada cativa o espectador. Realizado pelo cineasta Gregory La Cava com roteiro de Eric Hatch e Morrie Ryskind, essa comédia maluca está entre as melhores Screwball Comedies de todos os tempos.  Recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante.

Na trama, conhecemos as irmãs Irene (Carole Lombard) e Cornelia Bullock (Gail Patrick), filhas do milionário Alexander (Eugene Pallette) e da excêntrica Angelica (Alice Brady).

Durante uma gincana, as irmãs conhecem Godfrey (William Powell), um homem que se tornou um sem-teto por conta da crise econômica por que passa o país. Cornelia oferece uma certa quantia em dinheiro para que ele se apresente no palco da gincana {ganhava pontuação máxima quem conseguisse levar um mendigo}, no entanto, Godfrey se irrita com a prepotência dela e a empurra, mas Irene cativa o rapaz. Ele acompanha Irene até o local da gincana, ajudando-a a ganhar os pontos.

Irene acredita que agora é responsável pelo mendigo, ela manobra sua família termine para contratá-lo como mordomo. Na mansão, a mãe das duas jovens mantém um protegido seu, Carlo (Mischa Auer), um gigolô que se diz ser artista.

Logo Godfrey descobre que essa família não é nada normal, porém, ele está disposto a ser o melhor mordomo que os Bullock já tiveram. Com o passar dos dias e a convivência, Irene se apaixona pelo mordomo, mas este a repreende.

Durante uma festa na mansão, Tommy Gray (Alan Mowbray), reconhece Godfrey como um antigo colega da Universidade, mas para manter seu segredo, Godfrey diz que era empregado na empresa de Tommy e que é pai de cinco filhos. Chocada com tal revelação, Irene, tomada por um impulso, anuncia seu noivado com um jovem herdeiro. Vários acontecimentos se sucedem, até que, Godfrey surpreende a todos...

Apesar da tradução do título em português brasileiro soar estranho, "Irene, a Teimosa" tem tudo a ver com o filme, Irene é uma garota teimosa, que mesmo sendo mimada, luta com todas as suas armas para conquistar o amor de Godfrey.

A temática simples, mas muito bem produzida, transforma essa comédia maluca em uma excelente crítica social. Essa Screwball Comedy  levanta importantes questionamentos pertinentes como as causas e consequências da desigualdade social e a maneira como julgamos as pessoas por sua aparência ou padrão financeiro.

O grande trunfo de "Irene, a Teimosa" está na maneira como a história é trabalhada, mesmo explorando seus múltiplos personagens muito bem, consegue manter o foco no casal de protagonistas. O filme cria subtramas divertidíssimas ao longo dos seus 94 minutos de duração. O roteiro carregado de acontecimentos e de diálogos afiados, garantem risos e fortes emoções ao espectador. A fotografia em preto e branco merece ser destacada, com uma iluminação cuidadosa é um espetáculo aos olhos. 

"Irene, a Teimosa" é um dos clássicos mais significativos da história do cinema, considerado uma das obras mais culturalmente relevante para o cinema americano. Portanto, lhe convido a apreciar esta maravilhosa comédia maluca, garanto que não irá se arrepender.

Duração: 94 minutos
Categorias: Screwball Comedy, Romance, Comédia, Clássico, Domínio Público
Classificação: 10 anos
Filme: Irene, a Teimosa (1936)

DIVERTIDO; CHARMOSO; ADORÁVEL