Filme: Green Book - O Guia (2018) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, dezembro 06, 2020

Filme: Green Book - O Guia (2018)

"Green Book" é um belo filme biográfico lançado em 2018. Dirigido por Peter Farrelly que assina o roteiro ao lado de Brian Hayes Currie e Nick Vallelonga (filho de Tony Vallelonga) e baseados em entrevistas com Tony e cartas que o mesmo escreveu para Don. Venceu o Oscar nas categorias de Melhor Filme e Melhor Ator Coadjuvante, também foi indicado como Melhor Ator, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem. 

A trama se passa em 1962 e acompanha o nascimento de uma linda e inesperada amizade. Tony Vallelonga (Viggo Mortensen) é um segurança de Nova Iorque que está buscando um novo trabalho depois que sua discoteca foi fechada para reformas. Ele então resolve fazer uma entrevista para ser motorista do pianista de jazz clássico Don Shirley (Mahershala Ali). 

O primeiro contato entre eles não tem muito progresso devido suas personalidades distintas. Mesmo assim, Don contrata Tony para ser seu motorista durante uma turnê de oito semanas pela região de Deep South. Juntos partem rumo a uma aventura com situações inesperadas e muitos perigos, pois na época o sul dos Estados Unidos encontrava segregado.

Conforme a turnê avança, Tony e Don vão se conhecendo melhor, expõem suas fraquezas, medos e desejos, e ambos amadurecem e uma duradoura amizade cria raízes profundas. Nós, meros espectadores também crescemos ao acompanhar essa grande jornada de vida. "Green Book - O Guia" é na verdade um road movie delicioso de ser visto. Somos convidados a embarcar no Cadillac turquesa em direção ao problemático sul dos Estados Unidos.

"Green Book - O Guia" é um título bastante significativo por ser o nome de um guia de viagem que foi publicado durante muitos anos nos Estados Unidos para orientar a viagem de motoristas negros pelo país, afim de encontrarem lugares seguros.

Um dos maiores méritos deste filme na minha opinião, é que o cineasta Peter Farrelly usa os anos 60 como veículo para o público olhar para o presente. No filme, o racismo não está escancarado, mas velado, e é revelado através dos diálogos. 

É fácil identificar as falas preconceituosas ao longo da trama, mas os personagens não percebem. Esse preconceito cultural mostrado em "Green Book - O Guia" ainda existe nos dias atuais. Se não fosse uma história real, poucos acreditariam, infelizmente.

"Green Book - O Guia" é um filme digno de Oscar. É simples, bonito e singelo, com roteiro bem construído e direção segura. Apresenta uma trama enxuta, e sem floreios o filme causa um impacto positivo naqueles que assistem.

"Ser gênio não é suficiente, é preciso coragem para mudar o coração das pessoas."

Filme: Green Book - O Guia (2018)
ADORÁVEL; INSPIRADOR; ENVOLVENTE

Duração: 130 minutos
Categorias: Biografia, Drama, Comédia, Musical
Classificação: 14 anos