Casanova (2005): sobre o famoso conquistador de Veneza - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, dezembro 06, 2020

Casanova (2005): sobre o famoso conquistador de Veneza

Casanova é um filme de comédia que traz o inesquecível Heath Ledger na pele de Giacomo Casanova - escritor italiano que viveu entre 1725-1798. Foi dirigido por por Lasse Hallstrom e escrito por Jeffrey Hatcher, Kimberly Simi e Michael Cristofer com base a vida do famoso conquistador veneziano.

Casanova
Heath Ledger em cena no filme "Casanova"

Sinopse - Após ser novamente preso por libertinagem e heregia pela Igreja Católica, Giacomo Casanova (Heath Ledger) precisa casar urgente para não ser expulso de Veneza. Então ele resolve ficar noivo de Victória (Natalie Dormer).

Mas algo surpreendente acontece, Casanova se apaixona pela jovem Francesca (Sienna Miller), uma garota rebelde e de comportamento avançado para a época e que mantém identidade secreta sob o pseudônimo de um escritor famoso.

Após sofrer rejeição da moça, Casanova desenvolve um plano onde inúmeros disfarces e estratégias são postas em jogo. E para piorar a situação, a moça está de casamento marcado com Paprizzio (Oliver Platt), o rei da terra das banhas.

Ainda tem o inquisidor conservador Pucci (Jeremy Irons), que quer a todo custo condenar à forca o homem que a sua Igreja considera herege. Casanova vai precisar usar todas as suas estratégias para escapar da punição.

Comédia deliciosa de assistir

O lema do lendário amante de Veneza era "ser chama e não mariposa", e o filme mostra o lado conquistador de Casanova. Vemos um homem charmoso e que não possuía nenhum tipo de puder, conquistava, desde esposas de cidadãos ilustres até freiras do convento e suas conquistas sexuais o colocava em muitas confusões, principalmente com a Igreja.

Casanova foi filmado em Veneza, portanto, a fotografia e cenários são encantadores, o figurino também é muito bonito. O elenco é bom, mas Heath Ledger está perfeito no papel do famoso sedutor, e é sempre bom ouvir aquele vozerão (recomendo legendado) e ver aquele sorriso lindo que só Ledger tinha. É uma ótima comédia que vale a pena assistir. Risos não vão faltar.

É sempre prazeroso assistir filmes de Heath Ledger, a naturalidade como ele interpretava seus personagens sempre me encanta. Talento e carisma nunca faltaram ao charmoso ator australiano, que infelizmente partiu cedo demais, deixando saudades infinitas nos seus fãs. Heath Ledger sempre será meu maior ídolo do cinema moderno.

"De todos os modos que o amor tem que ser verdadeiro, há um específico. E esse modo é a soma de todos os outros."

Ficha técnica

Título original: Casanova
Duração: 112 minutos
Gênero: Comédia, Aventura, Drama
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2005