Uma Cilada para Roger Rabbit (1988): uma animação peculiar - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, novembro 18, 2020

Uma Cilada para Roger Rabbit (1988): uma animação peculiar

Uma Cilada para Roger Rabbit é um clássico de comédia dirigido por Robert Zemeckis, tendo como produtor Steven Spielberg e roteirizado por Jeffrey Price e Peter S. Seaman.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Bob Hoskins em cena no filme "Uma Cilada para Roger Rabbit"

Sinopse - A história inicia no ano de 1947. Em Los Angeles é normal os personagens de desenhos conviverem naturalmente com os seres humanos. Os desenhos moram numa sessão da cidade conhecida por Desenholândia.

Roger Rabbit (Charles Fleischer) é o destaque dos curtas-metragens de animação pelo estúdio Marron Desenhos, mas ele está enfrentando problemas com o diretor e ainda surgem rumores que sua esposa, a sensual Jessica Rabbit (Kathleen Turner) possui um cafetão.

Então, o dono da Maroon Desenhos contrata o detetive particular Eddie Valiant (Bob Hoskins) para investigar toda essa situação. Entretanto, o irmão de Eddie foi assassinado por um desenho 5 anos antes, apesar das dúvidas, o detetive aceita o trabalho.

Logo Eddie descobre que Jessica traiu sem marido com o dono da desenhôlandia. Diante deste fato, Roger Habbit entra em profunda depressão e o suposto pivô dessa traição, Marvin Acme (Stubby Kaye) é encontrado morto.

Na cena do crime, Eddie descobre muitas evidências de que Roger Habbit seja o suposto assassino, no entanto, Baby Herman (Lou Hirsch) jura que Roger é inocente. Após aparecerem novos fatos, Eddie resolve se aprofundar no caso e vê Jessica fugindo do estúdio e segue-a.

O detetive consegue recuperar a arma usada no crime, mas Jessica afirma que foi Juiz Doom (Christopher Lloyd) quem usou. Eddie, Roger e Jessica tentam denunciar, mas algo atrapalha todos os planos do trio. Os três descobrem que é o verdadeiro assassino e seus planos para eliminar todos os brinquedos da Desenhôlandia. Eddie consegue escapar, luta com Doom e descobre quem matou seu irmão 5 anos atrás.

Um clássico que marcou gerações

Uma Cilada para Roger Rabbit faz parte da remessa de filmes que jamais envelhecerá. O roteiro é bem escrito, com piadas sarcásticas e engraçadas. A história fantasiosa nos faz embarcar em uma aventura incrível, recheada de cenas hilárias e envolventes. 

Tudo funciona bem no filme, o elenco é competente, os efeitos especiais são bem feitos, a trilha sonora é marcante. Sem dúvida é uma comédia animada que vale a pena rever sempre que possível.

Ficha técnica

Título original: Who Framed Roger Rabbit
Duração: 104 minutos
Gênero: Animação, Comédia, Fantasia, Policial, Clássico
Classificação etária: 10 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1988