sexta-feira, junho 05, 2020
Filme: Conduzindo Miss Daisy (1989)
Recheado de sutilezas, o filme "Driving Miss Daisy" conta uma linda história sobre valores morais. Acompanhamos a aproximação de duas pessoas distintas {ele negro, ela judia - ele bem-humorado, ela ranzinza} e a construção de uma amizade verdadeira.
Lançado em 1989, contou com a direção de Bruce Beresford e é uma adaptação da peça teatral de Alfred Uhry, que também assina o roteiro. Venceu o Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Maquiagem, também foi indicado nas categorias de Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Edição, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino.
A história se passa em 1948 quando Daisy Werthan (Jessica Tandy), uma rica judia de 72 anos, de personalidade forte, acaba provocando um acidente com seu novo carro, o que faz que seu filho Boolie Werthan (Dan Aykroyd) coagitar em contratar um motorista.
A idosa resiste à ideia. Mesmo assim, seu filho contrata o motorista Hoke Colburn (Morgan Freeman), provocando a imediata recusa de sua mãe.
Miss Daisy é uma velhinha judia da Georgia, fiel a seus princípios e segura de si. Ela tem uma vida confortável, mas vive sozinha numa casa grande, auxiliada sempre pela empregada Idella (Esther Rolle). A chegada de Hoke deixa a idosa ainda mais mau-humorada. Hoke precisa do emprego, e por isso é paciente, calmo e prestativo.
Ao longo do filme, Miss Daisy diz várias vezes ao filho Boolie que não tem preconceito racial. Mas, como tantas pessoas, ela é preconceituosa sim, não exatamente contra os negros, mas contra as pessoas pobres, mais pobres que ela.
Ao longo do filme, Miss Daisy diz várias vezes ao filho Boolie que não tem preconceito racial. Mas, como tantas pessoas, ela é preconceituosa sim, não exatamente contra os negros, mas contra as pessoas pobres, mais pobres que ela.
Todavia, aos poucos Hoke vai quebrando as barreiras sociais, culturais e raciais que existem entre eles e estabelecem uma tocante relação de amizade e solidariedade, que durará por mais de vinte anos.
"Conduzindo Miss Daisy" é um filme apaixonante, que aborda de maneira delicada e suave o preconceito racial, a distância das classes sociais e o envelhecimento. Algumas pessoas o enxergam com um tom pacificador, pois em momento algum é agressivo. É com suavidade que o filme transmite nitidamente mensagens anti-racista e anti-supremacista.
Sem dúvida alguma, este filme é daqueles indispensáveis, feito de sutilezas, onde, em vários momentos, gestos e olhares são mais importantes que os diálogos. "Conduzindo Miss Daisy" transmite valores que nos fazem acreditar que o ser humano é capaz de melhorar, e digo mais, assistir bons filmes fazem de nós seres mais humanos e evoluídos.
Duração: 99 minutos
Categorias: Drama, Comédia, Clássico
Classificação: Livre