TOP 5 - Filmes Sobre Racismo - Dicas de Filmes Pela Scheila

domingo, 31 de maio de 2020

TOP 5 - Filmes Sobre Racismo

Ao longo da história a humanidade vivenciou algo que jamais deveria existir: racismo. Pessoas que rebaixam seus semelhantes por causa da cor da pele estão longe de merecerem o título de humanos. Racistas são seres medíocres e mercenários que visam somente alimentar seu ego insaciável. 

Por onde passam fazem vítimas, porém são seres infelizes, atormentados dia e noite por seus demônios internos. Jamais vivenciaram a satisfação da paz de espírito. Pensando no assunto decidi elaborar essa pequena lista com cinco clássicos sobre o tema.

Filme: No Calor da Noite (In the Heat of the Night, 1967) - Estados Unidos da América

Dirigido por Norman Jewison, o filme conta a história do policial Virgil Tibbs (Sidney Poitier), injustamente acusado de um crime por ser negro. Depois de ele ser libertado e o engano desfeito, Tibbs se une ao chefe de polícia local, Bill Gillespie (Rod Steiger), para investigar o caso. Mas terá que enfrentar o preconceito de toda uma cidade.


Filme: Faça a Coisa Certa (Do the Right Thing, 1989) - Estados Unidos da América

Dirigido por Spike Lee, a história se passa em um bairro onde a maioria da população é predominantemente negra, Buggin Out (Giancarlo Esposito), um ativista, exige que Sal (Danny Aiello), um dono de uma pizzaria, troque as fotos de seus ídolos brancos do local por fotos de ídolos negros. Quando tem seu pedido negado, o ativista passa a organizar um boicote contra a pizzaria de Sal.


Filme: Conduzindo Miss Dayse (Driving Miss Daisy, 1989) - Estados Unidos da América


Dirigido por Bruce Beresford, a trama gira em torno de uma rica judia de 72 anos (Jessica Tandy) joga acidentalmente seu Packard novo em folha no jardim premiado do seu vizinho. O filho (Dan Aykroyd) dela tenta convencê-la de que seria o ideal ela ter um motorista, mas ela resiste a esta idéia. Mesmo assim o filho contrata um afro-americano (Morgan Freeman) como motorista. Inicialmente ela recusa ser conduzida por este novo empregado, mas gradativamente ele quebra as barreiras sociais, culturais e raciais que existem entre eles, crescendo entre os dois uma amizade que atravessaria duas décadas.


Filme: Mississipi em Chamas (Mississippi Burning, 1988) - Estados Unidos da América

Dirigido por Alan Parker, o filme acompanha Rupert Anderson (Gene Hackman) e Alan Ward (Willem Dafoe), dois agentes do FBI que estão investigando a morte de três militantes dos direitos civis. As vítimas viviam em uma pequena cidade onde a segregação divide a população em brancos e pretos e a violência contra os negros é uma tônica constante.


Filme: O Sol é Para Todos (To Kill a Mockingbird, 1962) - Estados Unidos da América

Dirigido por Robert Mulligan, o filme segue Jean Louise Finch (Mary Badham) que recorda fatos ocorridos em 1932, quando tinha seis anos, Macomb, no Alabama, já era um lugarejo velho. Nesta época Tom Robinson (Brock Peters), um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox Paxton), uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch (Gregory Peck), um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu.
TOP 5 - Filmes Sobre Racismo






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!