Filme: Virtude Selvagem (1946) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, fevereiro 26, 2020

Filme: Virtude Selvagem (1946)


"The Yearling" faz parte da remessa de filmes sobre animais produzidos por Hollywood na década de 1940. Foi dirigido por Clarence Brown e roteirizado por Paul Osborn baseado no romance homônimo de Marjorie Kinnan Rawlings, publicado em 1938 e ganhador do Prêmio Pulitzer de ficção.

Lançado em 1946, o filme ganhou o Oscar nas categorias de Melhor Fotografia a Cores e Melhor Direção de Arte. Também foi indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Edição.

A trama se passa na Flórida de 1870, logo após Guerra Civil Americana. Acompanhamos a história de Jody (Claude Jarman Jr.), um garoto de 11 anos de idade que vive com seus pais, Penny (Gregory Peck) e Ma Baxter (Jane Wyman), em uma isolada propriedade em Everglades, na região dos pântanos.

Jody, que não tem irmãos {morreram ainda na infância}, sonha em ter um animal de estimação. Certo dia ele leva para casa um filhote de cervo e consegue convencer os pais a deixá-lo ficar com o animal. O garoto dedica um carinho todo especial ao filhote.

Conforme o cervo vai crescendo, ele vai devorando as plantações, isso obriga Jody a tomar uma importante decisão, se desfazer do seu animalzinho de estimação...

"Virtude Selvagem" é um filme forte e bastante emotivo. O enredo é bem feito e consegue envolver o espectador na história contada. Também tem uma fotografia belíssima, tanto na floresta quanto nos campos e um trio de atores formidáveis.

No entanto, o desfecho não me agradou, mesmo sendo um filme sobre a transição entre a infância e a maturidade, achei muito doloroso, não tenho estrutura psicológica quando o tema envolve animais.

Filme: Virtude Selvagem (1946)
EMOTIVO; DOLOROSO

Duração: 128 minutos

Categorias: Drama, Aventura, Família, Clássico, Domínio Público

Classificação: 10 anos