Abutres (2010): sobre uma realidade que incomoda - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, fevereiro 16, 2020

Abutres (2010): sobre uma realidade que incomoda

Abutres é um filme instigante do diretor argentino Pablo Trapero que produziu um ótimo filme sobre valores morais a partir da legislação do seu país. O roteiro escrito por Trapero, Alejandro FadelMartín Mauregui e Santiago Mitre, apresenta uma história fria, nua e crua sobre o submundo que envolve as indenizações de acidentes automobilísticos.

Dica de Filme: Abutres (2010)
Ricardo Darín e Martina Gusman em cena no filme "Abutres"

Sinopse - Na trama, conhecemos Sosa (Ricardo Darín), um advogado especialista em indenizações que age como abutre a espreita da sua próxima vítima, ele transita pelas ruas de Buenos Aires e cria planos mirabolantes, que de alguma maneira, possa render-lhe qualquer lucro.

Sosa sempre aparece ao lado de paramédicos nos locais que ocorrem acidentes, ofertando oportunidades de compensação a tragédia. Há êxito nesse negócio obscuro, ainda que tenha que lidar com consequências.

Em um dos resgates, Sosa conhece Luján (Martina Gusman), uma médica cuja carga horária é opressiva. Ela divide seu tempo entre a ambulância, os leitos de hospitais e a cama de sua casa, onde dorme durante poucas horas.

Enquanto ela salva essas vidas, ele está lá para se aproveitar do resto desses desastres, convencendo a vítima, ou a família da vítima que o melhor a se fazer é deixar as indenizações em suas mãos. Duas pessoas completamente diferentes em uma situação com motivações totalmente distintas, mas que acabam se apaixonando. Mas nem sempre as coisas acontecem conforme o planejado...

Não há inocentes ou culpados

Em Abutres há romance, intriga, uma levada policial, crimes e uma boa dose de realidade inquietante. É interessante ver que o cinema argentino não tem medo de tocar em feridas. Temos aqui um filme de extrema eficiência dramática, com profundo respaldo social (a legislação argentina sobre indenizações por acidentes foi modificada após o lançamento do filme).

O filme não tem a intenção de buscar inocentes ou culpados, mas mostrar como uma pessoa envolvida numa teia de corrupção irá se libertar. Abutres não é um filme sobre situações, e sim sobre pessoas. É um estudo do ser humano, suas escolhas e consequências. O desfecho explosivo instiga o espectador a refletir sobre o que acabara de ver, enquanto sobem os créditos finais.

Ficha técnica

Título original: Carancho
Duração: 107 minutos
Gênero: Suspense, Policial, Drama, Romance
Classificação etária: 16 anos
País de origem: Argentina, França, Chile, Coreia do Sul
Ano de lançamento: 2010