25 Melhores Filmes de Natal Segundo o Rotten Tomatoes - Dicas de Filmes Pela Scheila

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

25 Melhores Filmes de Natal Segundo o Rotten Tomatoes

Em 2014, o site Rotten Tomatoes, especializado em cinema, elegeu as melhores produções de Natal. Mesmo passando os anos, a lista continua atual, de lá pra cá não houve nenhuma grande produção com temática natalina. Para chegar à lista, eles usaram uma fórmula que considerou a nota da crítica, o número de resenhas e o ano de lançamento. Confira os filmes eleitos: 


1º - Filme: "A Felicidade não se Compra (It's a Wonderful Life, 1946)" - Estados Unidos da América
Dirigido por Frank Capra, esse belíssimo clássico conta a história de George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas é mandado à Terra para tentar fazer George mudar de idéia, demonstrando sua importância através de flashbacks.


2º - Filme: "De Ilusão Também Se Vive (Miracle on 34th Street, 1947)" - Estados Unidos da América

Dirigido por George Seaton, o filme acompanha Kris Kringle (Edmund Gwenn), um simpático idoso. Sua silhueta avantajada e barba branca imponente fazem com que ele seja contratado para trabalhar como Papai Noel na loja de departamento Macy's. Porém, Kris começa a preocupar sua chefe Doris Walker (Maureen O'Hara) quando ela descobre que ele diz ser o verdadeiro Bom Velhinho. Acusando-o de louco, Doris submete Kris a exames médicos que atestam que ele é insano. A questão é que Susan (Natalie Wood), filha de Doris, acredita fielmente que Kris seja o verdadeiro Papai Noel e passa a compreender o verdadeiro sentido do Natal.

3º - Filme: "Duas Semanas de Prazer (Holiday Inn, 1942)" - Estados Unidos da América

Dirigido por Mark Sandrich, a trama gira em torno de dois artistas Jim (Bing Crosby) e Ted (Fred Astaire) que decidem abrir um motel que só funciona em feriados. Ninguém esperava, mas ele acaba fazendo o maior sucesso. Os amigos começam a se desentender quando Linda (Marjorie Reynolds), uma aspirante a artista surge na vida dos dois.

4º - Filme: "A Loja da Esquina (The Shop around the Corner, 1940)" - Estados Unidos da América

Dirigido por Ernst Lubitsch., o filme conta acompanha dois funcionários de uma loja de presentes Alfred (James Stewart) e Klara (Margaret Sullavan), que trocam farpas todos os dias no trabalho. Ele e ela têm algo em comum: estão se relacionando com outra pessoa através de cartas, utilizando nomes falsos. Ambos estão nervosos pelo momento de se encontrarem pela primeira vez pessoalmente. O que os dois não sabem é que eles estão trocando cartas entre si mesmos.


5º - Filme: "O Inferno Nº 17 (Stalag 17, 1953)" - Estados Unidos da América

Dirigido por Billy Wilder, o filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial, o prisioneiro JJ Sefton (William Holden), que está em um campo de concentração faz o que pode para ganhar algum dinheiro. Seu estilo de vida faz com que os companheiros de prisão pensem que ele é um espião, mas ele terá a oportunidade de provar quem ele realmente é.

6º - Filme: "Se Meu Apartamento Falasse (The Apartment, 1960)" - Estados Unidos da América

Dirigido por Billy Wilder, o filme conta a história de C.C. Baxter (Jack Lemmon), um funcionário ambicioso descobre um atalho para subir na companhia em que trabalha: ceder seu apartamento para os encontros amorosos de seus chefes. A tática inicialmente dá certo, mas passa a ser ameaçada quando ele se apaixona pela colega de empresa, Fran Kubelik (Shirley MacLaine).


7º - Filme: "O Estranho Mundo de Jack (The Nigthmare Before Christmas, 1993)" - Estados Unidos da América

Dirigido por Henry Selick, essa bela animação gira em torno de Jack Skellington (Chris Sarandon), um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte mas, após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta. Ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel (Edward Ivory) e fazerem seu próprio Natal. Apesar de argumentos fortes de sua leal namorada Sally (Catherine O'Hara) contra o projeto, o Papai Noel é capturado.


8º - Filme: "Duro de Matar (Die Hard, 1988)" - Estados Unidos da América

Dirigido por John McTiernan, o filme acompanha John McClane (Bruce Willis), um detetive que está visitando sua família no Natal. Ele participa de uma confraternização de fim de ano na sede da empresa japonesa em que a esposa trabalha. A festa é interrompida por terroristas que invadem o edifício de luxo. McClane não demora a perceber que não há ninguém para salvá-los, a não ser ele próprio.


9º - Filme: "Operação Presente (Arthur Christmas, 2011)" - Estados Unidos da América


Dirigido por Sarah Smith, o filme conta a história de Arthur (James McAvoy), único da linhagem dos papais noeis que ainda acredita no espírito natalino. Seu irmão mais velho, Steve (Hugh Laurie), herdeiro do trenó, comanda com eficiência e disciplina a entrega mundial de presentes, enquanto Papai Noel (Jim Broadbent) já é apenas mais um no grande esquema de distribuição. Bill Nighy faz a voz de Vovô Noel, que aos 136 anos despreza toda essa modernidade e diz que o Natal no seu tempo era muito melhor.

10º - Filme: "Uma História de Natal (A Christmas Story, 1983)" - Estados Unidos da América

Dirigido por Bob Clark, o filme acompanha Ralphie (Peter Billingsley), um garoto que tenta convencer seus pais, professores e até mesmo o Papai Noel de que uma espingarda de brinquedo seria o presente perfeito para uma criança dos anos 40.

11º - Filme: "Padrinhos de Tóquio (Tokyo Godfathers, 2003)" - Japão 

Dirigido por Satoshi Kon, o filme conta a história de pessoas sem-teto que vivem em Tóquio; Hana (Umegaki Yoshiaki), uma ex-drag queen, Gin (Emori Toru), um antigo ciclista alcoólatra e Miyuki (Umegaki Yoshiaki), uma adolescente fugitiva, que encontram um bebê abandonado no lixo em plena véspera de Natal. Após resgatá-lo, o trio resolve tentar encontrar os pais da criança antes da chegada do Ano Novo.

12º - Filme: "Trocando as Bolas (Trading Places, 1983)" - Estados Unidos da América

Dirigido por John Landis, conta a história de Louis Winthorpe III (Dan Aykroyd), um executivo de sucesso que, assim como o negro marginalizado Billy Ray Valentine (Eddie Murphy), que vive de pequenos golpes, tem sua vida muito mudada quando dois riquíssimos corretores, Randolph Duke (Ralph Bellamy) e Mortimer Duke (Don Ameche), apostam sobre qual o fator preponderante que determina o sucesso de uma pessoa. Mortimer crê que é o genético, enquanto Randolph acredita que seja o meio social. Assim fazem acontecer desgraças com Louis, enquanto Billy Ray tem uma mudança tão brusca de status que inicialmente se desconcerta, sem imaginar que agora tem a casa, o carro e o emprego de Louis.


13º - Filme: "Papai por Acaso (The Miracle of Morgan's Creek, 1944)" - Estados Unidos da América

Dirigido por Preston Sturge, o filme gira em torno da jovem Trudy Kockenlocker (Betty Hutton) não perde uma oportunidade de se divertir com qualquer soldado que apareça por lá. Certo dia, após uma festa bastante agitada, ela acorda com a vívida impressão de ter-se casado com alguém vagamente chamado Ratzkywatzky. Grávida de sêxtuplos e incapaz de saber como contatar o responsável, Trudy convence o amigo bancário Norval Jones (Eddie Bracken) a assumir a paternidade. As coisas se complicam e Norval é acusado de dezenove crimes, o que o leva a tornar-se um fugitivo da Lei.

14º - Filme: "Na Mira do Chefe (In Bruges, 2008)" - Reino Unido

Dirigido por Martin McDonagh, o filme acompanha Ray (Colin Farrell) e Ken (Brendan Gleeson), dois matadores enviados à cidade por seu chefe, Harry Waters (Ralph Fiennes), para que possam descansar após um trabalho difícil. Deslocados, eles passam a agir como turistas. Ray ainda está assustado com a carnificina de seu trabalho anterior, o que faz com que deteste tudo em Bruges, mas Ken cada vez mais se apaixona pela calmaria e beleza da cidade.

15º - Filme: "Beijos e Tiros (Kiss Kiss, Bang Bang, 2005)" - Estados Unidos da América

Dirigido por Shane Black, narra a tentativa de fuga de Harry Lockhart (Robert Downey Jr.), um ladrão fracassado, que invade um teste para atores e acaba sendo enviado para Hollywood para trabalhar. Lá ele participa de um "laboratório" com um detetive particular para um papel e se vê em meio a uma complicada trama que envolve um assassinato. É quando Lockhart acaba se relacionando com uma antiga paixão dos tempos de escola.

16º - Filme: "Um Conto de Natal (Un conte de Noël, 2008)" - França

Dirigido por Arnaud Desplechin, o filme acompanha Abel (Jean-Paul Roussillon) e Junon (Catherine Deneuve) que perderam o pequeno Joseph, o que marcou a vida de seus outros dois filhos, Elizabeth (Anne Consigny) e Henri (Mathieu Amalric). Hoje os irmãos não se falam mais. Quando Junon descobre que precisa de um transplante de medula toda a família faz testes, sendo que os únicos doadores compatíveis são Henri e o filho de Elizabeth, Paul (Emiel Berling). No dia de Natal todos se reúnem, onde precisam tomar decisões difíceis e ainda resolver pendências do passado.

17º - Filme: "Papai Noel das Cavernas (Rare Exports: A Christmas Tale, 2010)" - França, Suécia, Noruega, Finlândia

Dirigido por Jalmari Helandere, a história se passa durante escavações no Monte Korvatunturi, na Finlândia, um ser estranho é descoberto congelado a 486 metros debaixo da terra. Os três caçadores responsáveis pelo achado, o identificam como o verdadeiro Papai Noel e tentam vendê-lo. Ao mesmo tempo, crianças da cidade começam a desaparecer, misteriosamente, restando apenas Pietari (Onni Tommila), um jovenzinho fascinado e amedrontado pela assustadora figura do Papai Noel, e um grupo de duendes surge em busca de vingança.


18º - Filme: "Um Conto de Natal (A Christmas Carol, 1951)" - Estados Unidos da América

Dirigido por Brian Desmond Hurst, o filme gira em torno de Ebenezer Scrooge (Alastair Sim), um velho rico, avarento e grosseiro. Na noite de Natal, ele recebe a visita de três espíritos, representando o passado, o presente e o futuro. Os espíritos mostram a Scrooge sua vida, os sonhos que já teve, seus erros e o que ele pode vir a ser. Com isso Scrooge percebe seu egoísmo e muda seu jeito de ser. Considerada a melhor dentre as adaptações do livro Contos de Natal, de Charles Dickens.


19º - Filme: "Gremlins (Gremlins, 1984)" - Estados Unidos da América

Dirigido por Joe Dante, o filme segue Rand Peltzer (Hoyt Axton), um "inventor" que, ao tentar dar um presente natalino único para seu filho, Billy Peltzer (Zach Galligan), compra em Chinatown um Mogwai, um ser aparentemente gracioso. Mas o dono, um velho chinês, não queria vendê-lo por dinheiro nenhum, pois ter um Mogwai envolve muitas responsabilidades. Entretanto, o neto do ancião o vende por duzentos dólares e diz as regras essências para ter um Mogwai: nunca colocá-lo diante de uma luz forte e muito menos na luz solar, que pode matá-lo; nunca molhá-lo e, a regra principal, nunca o alimente após a meia-noite, mesmo que ele chore ou implore. Rand ouve o aviso sem dar a devida importância e leva o Mogwai para sua casa em Kingston Falls, uma pequena cidade.


20º - Filme: "Um Duende em Nova York (Elf, 2003)" - Estados Unidos da América

Dirigido por Jon Favreau, o filme narra a história de Buddy (Will Ferrell), que foi criado no Pólo Norte e, apesar de ser um humano, acaba se transformando em um elfo. Após ter problemas na comunidade em que vive, Buddy decide largar tudo e partir rumo a Nova York. Seu objetivo é encontrar Walter (James Caan), seu pai, mas logo se decepciona ao saber que ele é um grande sovina e não acredita em Papai Noel.

21º - Filme: "Máquina Mortífera (Lethal Weapon, 1987)" - Estados Unidos da América

Dirigido por Richard Donner, o filme acompanha Martin Riggs (Mel Gibson), um tira ensandecido que está sempre vivendo no limite. Por outro lado, o policial Roger Murtaugh (Danny Glover) é um homem tranquilo, que espera apenas a sua aposentadoria chegar. Apesar das diferenças, eles tornam-se parceiros para lutar contra uma quadrilha de traficantes de drogas, composta por ex-militares da guerra do Vietnã.


22º - Filme: "Noites Calmas (A Midnight Clear, 1992)" - Estados Unidos da América, 

Dirigido por Keith Gordon, o filme conta a história de um pequeno pelotão da inteligência do exército que é enviado a uma missão perigosa ao front alemão. O medo e a tensão dos recrutas vêm à tona enquanto procuram o inimigo. Mas quando eles finalmente descobrem um campo de concentração nazista, eles encontram um pequeno grupo de soldados assustados tanto quanto eles. Uma trégua provisória é feita. Os dois pelotões superaram seus medos e celebram o Natal juntos. Mas, logo as mudanças da guerra faz com que a paz seja quebrada e os dois grupos entram em um conflito de terrível violência.

23º - Filme: "Um Anjo Caiu do Céu (The Bishop's Wife, 1947)" - Estados Unidos da América

Dirigido por Henry Koster, no filme, o bispo episcopal Henry Brougham (David Niven) tem por meses trabalhado nos planos para uma nova catedral, que será paga por uma caprichosa e teimosa viúva, Agnes Hamilton (Gladys Cooper). Henry se distanciou de sua família, pois se tornou um religioso em primeiro lugar. Dudley (Cary Grant), um anjo, é enviado pelo céu para ajudá-lo. Dudley ajuda a todos que encontra, mas não do jeito que eles preferem. Todos amam Dudley exceto Henry, que se sente ameaçado pois sua mulher, Julia (Loretta Young), está sempre na companhia dele e se mostra cada vez mais feliz. Além disto a filha do casal, Debby (Karolyn Grimes), também adora Dudley e Henry acha que Dudley pode querer tomar seu lugar.


24º - Filme: "Batman – O Retorno (Batman Returns, 1992)" - Estados Unidos da América

Dirigido por Tim Burton, no filme, um milionário (Christopher Walken) tenta transformar o Pinguim (Danny DeVito), um ser deformado que tinha sido abandonado ainda bebê nos esgotos, em prefeito da cidade. Como se isto não bastasse, surge a Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer) que, apesar de ser linda e sedutora, também tem dupla personalidade, em razão de problemas no passado. Ambos se tornam verdadeiros pesadelos para Batman no presente.

25º - Filme: "Papai Noel às Avessas (Bad Santa, 2003)" - Estados Unidos da América 

Dirigido por Terry Zwigoff, o filme gira em torno de Willie T. Stokes (Billy Bob Thornton), um Papai Noel bastante diferente. Durante as festas de fim de ano Willie trabalha em lojas de departamento, juntamente com Marcus (Tony Cox), um anão que se veste de duende no período. A dupla possui um golpe que é aplicado ano após ano: trabalham na loja no período natalino, descobrem seu sistema de alarme e, na véspera de Natal, a assaltam. Após vários anos de sucesso, o plano é ameaçado pelo atual estado de Willie, que bebe cada vez mais e não faz o menor esforço para ser gentil com as pessoas. Por causa de sua conduta a dupla passa a ser o alvo da desconfiança de Bob Chipeska (John Ritter), o gerente da loja em que trabalham, e de Gin (Bernie Mac), o responsável pela segurança da loja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!