Os Girassóis da Rússia (1970): sobre a fragilidade das relações - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, outubro 27, 2019

Os Girassóis da Rússia (1970): sobre a fragilidade das relações

Os Girassóis da Rússia é um filme de romance dirigido por Vittorio De Sica. O roteiro de Tonino Guerra conta uma história fala sobre amor, solidão, renúncia e mostra a fragilidade das relações humanas.

Os Girassóis da Rússia
Sophia Loren e Marcello Mastroiani em cena no filme "Os Girassóis da Rússia"

Sinopse - Essa a história de amor de um casal que foi separado pela Segunda Guerra Mundial. Na trama, Giovanna (Sophia Loren) e Antonio (Marcello Mastroiani) se apaixonam profundamente. Logo eles resolvem se casar, mas em plena lua-de-mel, o rapaz é obrigado a ir lutar na Rússia.

Os longos anos de guerra terminam e os soldados sobreviventes retornam para a Itália. Giovanna fica esperançosa em rever seu amado, mas ele não regressa. Um soldado que lutou ao lado de Antonio na Rússia diz para ela que provavelmente o rapaz não sobreviveu. Contudo, Giovanna acredita que seu marido está vivo e decide viajar até a Rússia em busca do seu amado.

Ao chegar na Rússia, Giovanna atravessa diversas cidades e belos campos de girassóis em busca de Antonio, até que ela chega em uma casa e conhece Mascia (Ludmila Savelyeva). Giovanna descobre que Antonio está vivo, porém, muita coisa havia mudado na vida do rapaz.

Ela então embarca no primeiro trem e volta para a Itália sozinha, e decide dar um rumo em sua vida. Mas Antonio decide viajar até seu país de origem e procurá-la. Agora cabe a Giovanna decidir entre aceitar seu grande amor de volta ou seguir seu caminho sem ele.

Um tributo aos amores perdidos

Os Girassóis da Rússia é daqueles romances inesquecíveis, que mistura belíssimas paisagens com trilha sonora impecável, além da atuação maravilhosa da dupla Loren e Mastroianni. A história contada é um tributo aos amores perdidos pelo caminho, casais que por algum motivo foram separados fisicamente, mas jamais conseguiram apagar as lembranças do tempo passado juntos.

Considerado por muitos como um dos maiores romances já produzidos pelo cinema, Os Girassóis da Rússia carrega alta carga dramática, tornando-o marcante e atrativo a todos que apreciam o gênero. Encanta, emociona e ainda nos faz refletir sobre valores conjugais.

Ficha técnica

Título original: I Girasoli
Duração: 107 minutos
Gênero: Drama, Guerra, Romance, Clássico
Classificação etária: 12 anos
País de origem: Itália, França, Rússia
Ano de lançamento: 1970