Filme: Os 12 Macacos (1996) - Dicas de Filmes Pela Scheila

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Filme: Os 12 Macacos (1996)

Filme: Os 12 Macacos (1996)
"Twelve Monkeys" é um suspense de ficção científica bastante complexo, sendo praticamente impossível entendê-lo na primeira assistida.

Lançado em 1996, foi dirigido por Terry Gilliam, a partir do roteiro de David Webb Peoples que inspirou-se no curta-metragem La Jetée de Chris Marker. Concorreu o Oscar nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Figurino.

O filme começa em 2035. James Cole (Bruce Willis) é um prisioneiro que vive em um complexo subterrâneo sob as ruínas da Filadélfia, ele é selecionado para voltar no tempo a fim de encontrar um vírus mortal que dizimou a humanidade no ano de 1996 e obrigou os sobreviventes a viver no subsolo.
Filme: Os 12 Macacos (1996)
Cole aceita a missão, porém, é enviado a Baltimore em 1990, e não em 1996, conforme planejado. Ele é preso, em seguida é internado em um hospital psiquiátrico com o diagnóstico da Dra. Kathryn Railly (Madeleine Stowe). Lá ele conhece Jeffrey Goines (Brad Pitt), um paciente do hospital que alimenta visões fanáticas.
Filme: Os 12 Macacos (1996)
Submetido a uma rodada de perguntas de diversos médicos, Cole tenta explicar que dali seis anos praticamente toda a humanidade estará extinta e está em suas mãos a única chance de salvação, mas ninguém acredita nele. Cole então tenta fugir, é sedado e trancado em uma cela, porém desaparece sem explicação. Ele acorda novamente em 2035.

Interrogado pelos cientistas, Cole recebe uma segunda chance para concluir sua missão. Primeiramente ele chega a um campo de batalha durante a Primeira Guerra Mundial, é baleado na perna e, em seguida, é transportado para 1996. Cole sequestra a Dra. Railly e a obriga a levá-lo para a Filadélfia.
Filme: Os 12 Macacos (1996)
Cole descobre que Goines é o fundador do Exército dos Doze Macacos. Ao encontrá-lo, Goines nega qualquer envolvimento e diz que, em 1990, foi Cole que teve a ideia de acabar com a humanidade usando um vírus roubado do laboratório do pai virologista de Goines. Cole é novamente transportado para 2035. De volta a 1996, Cole e Railly descobrem juntos que o perigo está mais próximo que podiam imaginar.
Filme: Os 12 Macacos (1996)
"Os 12 Macacos" é aquela ficção científica que por mais que assistirmos dezenas de vezes, sempre haverá uma ou outra informação nas entrelinhas. Na primeira assistida é complexo, mas ao ser revisado outras vezes torna-se entendível e possível de encaixar todas as peças deste quebra-cabeça, mas para compreender as idas e vindas do roteiro é preciso dedicar atenção total ao filme.
Filme: Os 12 Macacos (1996)
O roteiro intrincado passeia pelos anos de 1990, 1996 e 2035, em um vai-e-vem constante. O protagonista tenta cumprir a maior missão de sua vida, enquanto nós, meros espectadores, tentamos nos situar na história e entender se toda a trama foi realidade ou não passou de alucinação.
Filme: Os 12 Macacos (1996)
"Os 12 Macacos" tem um início lento, mas a medida que a história se desenvolve, o filme ganha um ar frenético, as sequências são rápidas e inteligentes, fato este que não o deixa cansativo. O jogo de passado/presente/futuro parece confuso à primeira assistida, porém adquire ares estonteantes após revisado.
Filme: Os 12 Macacos (1996)
"O filme nunca muda. Não pode mudar. Mas cada vez que você vê é diferente, porque você mudou. Você vê coisas diferentes."

Duração: 129 minutos
Categorias: Ficção Científica, Suspense, Mistério
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,5
Classifico como: Intrincado, Inteligente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!