Filme: A Ganha-Pão (2017) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, agosto 07, 2019

Filme: A Ganha-Pão (2017)

"The Breadwinner" é uma animação humanitária. Escrito por Anita Dorone e dirigido por Nora Twomey, este filme foi  baseado no livro-homônimo de Deborah Ellis e estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2017.

Indicado ao Oscar como Melhor Filme de Animação, "The Breadwinner" oferece ao público uma história profunda e emocionante. 

A trama gira em torno da jovem Parvana (Saara Chaudry) é uma jovem que vive em um Afeganistão governado pelas forças do Talibã. Quando seu pai, Nurullah (Ali Badshah) é preso abruptamente, a menina decide cortar seu cabelo, vestir-se de menino e partir para o mundo afora, e assim garantir o sustento de sua família.

Após se adaptar com sua nova condição [agora de menino], Parvana luta para libertar seu pai da prisão, para isso ela conta com o apoio de Shauzia (Soma Bhatia), uma antiga colega de escola de Parvana, que também veste-se de garoto para conseguir um pouco de liberdade.

Antes de Parvana tomar a atitude de fingir ser um garoto, acompanhamos a menina ser perseguida ao ir ao encher o balde de água, ao ir ao mercado, ao sair na rua sozinha... No Afeganistão controlado pelo Talibã, as mulheres são caçadas pelas ruas como se fossem animais que escaparam das jaulas.

Infelizmente, essa animação mostra uma realidade assombrosa que gera revolta, repulsa e indignação. "A Ganha-Pão" mostra o dia-a-dia doloroso de uma família sem condições de seguir as regras impostas por um regime estúpido, idealizado e concretizado por pessoas pobres de espírito, e quem sofre é a população, principalmente as crianças, que vivem aprisionadas, sem ao menos terem o direito de brincar.

"A Ganha-Pão" é uma animação para refletir, mostra o mundo como ele é, cruel e opressor, neste filme nada é mascarado. Esteticamente é uma animação belíssima, mas o enredo não tem nada de bonito, só vemos sofrimento, não há esperança de um futuro melhor, não consegui ver nenhuma luz no final do túnel. Me senti enclausurada junto à família, acorrentada por indivíduos que não possuem uma gota de amor no coração. 

"Eleve suas palavras, não a voz. É a chuva que faz as flores crescerem, não o trovão."

Filme: A Ganha-Pão (2017)
DOLOROSO; OPRESSIVO

Duração: 94 minutos
Categorias: Animação, Família, Drama
Classificação: 10 anos