Filme: E.T. O Extraterrestre (1982) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, agosto 03, 2019

Filme: E.T. O Extraterrestre (1982)

"E.T. The Extra-Terrestrial" foi um dos maiores sucessos de bilheteria, ultrapassou a marca de 700 milhões de dólares. Foi dirigido pelo cineasta Steven Spielberg, a partir do roteiro escrito por Melissa Mathison. O lançamento aconteceu em 1982.

Recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia e Melhor Edição. Venceu nas categorias de Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais e Melhores Efeitos Sonoros.

O filme conta a história do garoto Elliot (Henry Thomas), que reside no subúrbio da Califórnia com sua mãe Mary (Dee Wallace), separada recentemente do marido. Com eles moram ainda o irmão mais velho, Michael (Robert Mcnaughton) e a caçulinha Gertie (Drew Barrymore). Certa noite Elliot encontra um animal esquisito em sua garagem e leva um baita susto. Ele conta à família, mas ninguém acredita em sua história.

Elliot passa o dia apreensivo. Na madrugada seguinte ele descobre que o ser estranho não é um animal, e sim, um alienígena que foi esquecido pelos seus companheiros no momento em que caçadores de OVINIS do governo se aproximaram da nave.

Decidido, Elliot esquematiza um plano para ajudar o amigo extraterrestre a voltar ao seu Planeta, ao mesmo tempo que tem que esconder o pequeno E.T. da sua mãe, e ainda,  precisa aprender a lidar com a forte conexão mental que se estabeleceu entre ele e o alienígena. 

O problema maior é que as investigações dos agentes do governo levam as autoridades para a casa de Elliot. Diante disso, Elliot, seu irmão e outros garotos terão que correr contra o tempo para que o E.T. consiga ir para sua casa são e salvo.

Parece mentira, mas já faz mais de três décadas que o filme "E.T. O Extraterrestre" foi lançado e que o mundo todo foi tomado pela emoção contagiante e fenomenal desse longa-metragem. Este clássico dos anos 80 marcou a minha infância, lembro claramente do meu encantamento quando assisti pela primeira vez e é um dos responsáveis dessa magia que o cinema exerce em mim.

"E.T. O Extraterrestre" é um filme atemporal que continua fascinando as crianças e encantando os adultos. Poucas obras cinematográficas conseguem esse feito. A técnica da utilização da câmera a meia altura tem um efeito praticamente mágico, transforma adultos em crianças. 

Praticamente impossível não se emocionar ao ver o filme, é um drama familiar eficiente, carregado de beleza ao apresentar a força da amizade verdadeira, sentimento capaz de transformar traumas em algo edificante. A obra também exalta os laços familiares, principalmente o amor fraternal.

"E.T. O Extraterrestre" merecidamente está entre os maiores clássicos de todos os tempos. Obra-prima absoluta que conquistou uma geração inteira  com a força de sua mensagem. Este filme tem um valor imensurável na minha memória, sempre que assisto volto praquela época que o cinema realmente era mágico.  Enfim, "E.T. O Extraterrestre" é um filme para ver, rever e continuar revendo, sempre.

Filme: E.T. O Extraterrestre (1982)
DIVERTIDO; EDIFICANTE; COMOVENTE; NOSTÁLGICO



Duração: 115 minutos
 
Categorias: Ficção Científica, Aventura, Família, Clássico
 
Classificação: Livre