O Homem nas Trevas (2016): quando os maus encontram a maldade - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, julho 02, 2019

O Homem nas Trevas (2016): quando os maus encontram a maldade

O Homem nas Trevas é mais um exemplar do cinema de horror que mostra o quanto o gênero continua se recriando e oferecendo bons filmes aos seus fãs. Foi dirigido pelo cineasta uruguaio Fede Alvarez que co-escreveu o roteiro em parceria com Rodo Sayagues. Em 2021 foi lançado O Homem nas Trevas 2, sequência bem inferior em termos de tensão e horror.

O Homem nas Trevas
Dylan Minnette e Jane Levy em cena no filme "O Homem nas Trevas"

Sinopse- A história é bem simples, Rocky (Jane Levy), Alex (Dylan Minnette) e Money (Daniel Zovatto) são ladrões que ganham dinheiro invadindo casas de pessoas ricas em Detroit. Rocky e Alex sempre avaliam cuidadosamente a situação para garantir que não excedam um certo limite em dinheiro roubado para não chamar atenção da polícia.

No entanto, os retornos financeiros são insuficientes para financiar o sonho de Rocky de se mudar para a Califórnia com sua irmãzinha Diddy (Emma Bercovici). Eles então tem a brilhante ideia de invadir a casa de Norman Nordstrom (Stephen Lang), um veterano do exército que vive num bairro abandonado de Detroit tem pelo menos 300 mil dólares em dinheiro em sua casa.

Ao chegarem na propriedade, eles encontram todas as entradas bloqueadas e as janelas do térreo barradas, Rocky consegue entrar na casa através de uma pequena janela no andar superior e permite que os outros dois comparsas entram na casa.

Estando dentro da casa, eles procuram o dinheiro, mas são incapazes de encontrá-lo. O grupo deduz que o dinheiro deve estar atrás de uma porta trancada com um cadeado no primeiro andar. Para destrancar a porta, Money atira na fechadura. O ruído resultante acorda o cego, que finge ser fraco e assustado, mas rapidamente desarma o rapaz. E a partir daí começa a luta dos três jovens para salvar suas vidas...

 Thriller de terror eficiente

O Homem nas Trevas não é original, é um recorte de elementos de outros longas, mas executado de forma brilhante. A história é bastante simples e aqui, o 'menos é mais' funcionou muito bem. O filme não tenta agradar o espectador com sustos fáceis, mas em causar tensão extrema do início ao fim, oferecendo um thriller de terror bem tenso e com várias cenas violentas. É um excelente suspense que recomendo para todos os apreciadores do gênero.

Todo o elenco está ótimo, mas o destaque vai para os personagens de Stephen Lang e Jane Levy. O homem cego é assustador, a maneira como ele se movimenta dentro da casa e a maquiagem nos olhos conseguem causar uma sensação de agonia. Já a delinquente Rocky consegue ganhar a torcida do espectador. Aliás, neste filme só existem vilões, até o cão ganha destaque como vilão por suas cenas de extrema violência.

O Homem nas Trevas pode não ser o melhor filme de suspense já lançado, mas não resta dúvida que está entre os melhores de 2016. É um bom filme de suspense que faz o coração acelerar e certamente será um dos futuros clássicos de terror/suspense.

Ficha técnica

Título original: Don't Breathe
Duração: 88 minutos
Gênero: Suspense, Terror, Policial
Classificação etária: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2016