domingo, outubro 21, 2018
Filme: Os Carrascos Também Morrem (1943)
"Morram, se preciso for por uma causa justa. Mas gritem até o fim: Não nos renderemos."
"Hangmen Also Die" é um clássico do cineasta austríaco Fritz Lang, com roteiro escrito por Lang e John Wexley a partir de uma história de Bertolt Brecht. O lançamento aconteceu em 1943, no auge da Segunda Guerra Mundial. Recebeu indicação ao Oscar nas categorias de Melhor Som e Melhor Trilha Sonora.
De acordo com as leis brasileiras, este filme é de domínio público. Está disponibilizado no meu acervo de filmes antigos.
De acordo com as leis brasileiras, este filme é de domínio público. Está disponibilizado no meu acervo de filmes antigos.
A trama se passa durante a Segunda Guerra Mundial, em Praga, então capital da Checoslováquia, hoje da República Checa. O país estava sob o domínio dos nazistas, e o comandante supremo das tropas invasoras era Reinhard Heydrich (Hans von Twardowski), um indivíduo absolutamente asqueroso que temos o desprazer de ver na sequencia de abertura.
Para os nazistas, ele era o "Protetor", para a população da Checoslováquia, ele era o "Carrasco". As reuniões da elite nazista em Praga era composta de oficiais do Exército, das SS e da Gestapo. O tema principal dos encontros era a resistência do povo checo à nova ordem estabelecida pelos nazistas.
Heydrich ordenara o fuzilamento de 50 trabalhadores, na tentativa de sufocar a rebeldia, sem progresso. Ele então passa o comando para os oficiais da Gestapo com o ordem de aumentar o número de fuzilamentos. Todavia, o lider dos nazis é baleado pouco depois dessa reunião.
O autor do atentado é o dr. Franz Svoboda (Brian Donlevy), um médico de um importante hospital e membro da resistência tcheca. Ao buscar um local para esconder-se, ele recebe ajuda de uma jovem, Mascha (Anna Lee), filha de um respeitado professor da universidade, Novotny (Walter Brennan).
Os nazistas fazem uma massiva busca para achar o responsável, começando pelo toque de recolher - quem for visto nas ruas após as 19h30 poderá ser fuzilado imediatamente. Centenas de pessoas serão presas pela Gestapo, que passa a executar pessoas a cada hora até que seja identificado o atirador.
"Os Carrascos Também Morrem" é uma preciosidade do diretor Fritz Lang, infelizmente pouco conhecido do grande público. O fato de se passar no auge da Segunda Guerra Mundial já o torna um exemplar de grande valor. O roteiro é uma propaganda antinazista estruturado como um thriller noir, de grande impacto emocional. A atmosfera é pesada, conseguindo transmitir a opressão que o povo tcheco [europeu em geral] sofria por parte dos nazistas. A tensão era constante, não havia nenhum lugar seguro e a morte rondava a população. "Os Carrascos Também Morrem" é um filme que merece ser redescoberto.
Duração: 134 minutos
Classificação: 12 anos