5 de ago de 2018

Dicas de Filmes pela Scheila , 50 Filmes Sobre Violência Contra a Mulher (1) , 50 Filmes Sobre Violência Contra a Mulher ,
Textual description of firstImageUrl

50 Filmes Sobre Violência Contra a Mulher (1)

Os dados são alarmantes, são milhões de mulheres que sofrem agressões físicas e psicológicas no mundo, diante desse quadro assustador, a Organização das Nações Unidas (ONU), definiu em 1999, o Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência Contra a Mulher que é 25 de novembro. A data foi definida em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, assassinadas pela ditadura de Rafael Leónidas Trujillo, na República Dominicana, em 1960.

A ONU aponta que o Brasil é o quinto país no ranking de feminicídio no mundo, mas a violência contra a mulher ocorre das mais diversas formas: violência sexual, violência doméstica, tráfico e exploração sexual de mulheres, salários desiguais, cárcere privado, assédio... É um assunto que precisa ser discutido pois infelizmente ainda é a realidade de muitas mulheres.

Falar sobre violência é doloroso, mas necessário. O cinema vem contribuindo para que as pessoas reflitam sobre essa triste realidade. Selecionei 50 filmes que abordam a temática, a maioria chocantes. A lista é dividida em dez postagens com cinco filme em cada post. Confira a 1ª parte.



Filme: "Dormindo Com o Inimigo (1991)" - Estados Unidos da América

"Cuidado! As vezes o inimigo dorme, toma café, almoça e janta como você."
"Sleeping with the Enemy" foi dirigido por Joseph Ruben. O casamento de Sara e Martin já dura quatro anos. Eles personalizam o par mais perfeito. Por trás dessa aparente felicidade, há uma outra realidade, um marido violento, que espanca regularmente sua mulher. Assim, para escapar desta tortura diária, Sara simula sua própria morte e foge para uma outra cidade, a fim de recomeçar sua vida com uma nova identidade. Após algum tempo ela se apaixona novamente, mas seu marido descobre indícios de que ela pode estar viva e decide encontrá-la de qualquer maneira. Confira mais detalhes do filme em Dormindo Com O Inimigo.


Filme: "Para Sempre Lilya (2002)" - Suécia, Dinamarca

"A morte dura uma eternidade e a vida é muito breve"
Lilya 4-ever" foi dirigido por Lukas Moodysson. A jovem Lilya vive em um subúrbio pobre, em algum lugar da antiga União Soviética. Sua mãe mudou-se para os Estados Unidos, com seu novo marido, e Lilya espera que ela lhe envie algum dinheiro. Após algum tempo sem receber notícias nem qualquer quantia dela, Lilya é obrigada a se mudar para um pequeno apartamento, que não possui luz nem aquecimento. Desesperada, ela recebe o apoio de Volodya, um garoto de apenas 11 anos que de vez em quando dorme no sofá de Lilya. A situação muda quando Lilya se apaixona por Andrei, que a convida para iniciar uma nova vida na Suécia. Confira mais detalhes do filme em Para Sempre Lilya.


Filme: "O Silêncio do Céu (2016)" - Brasil, Chile


"Meu problema não era o avião. Meu medo era o céu..."
"Era El Cielo" foi dirigido por Marco Dutra. Ao chegar em casa no meio da tarde, o roteirista Mário testemunha uma violação contra sua esposa Diana por dois homens desconhecidos. Oprimido, ele fica perplexo e não toma nenhuma atitude. Diana, sem saber que ele viu o crime, opta por manter tudo em segredo. O silêncio que cresce entre o casal nos dias que se seguem torna-se um tipo próprio de violência. Confira mais detalhes do filme em O Silêncio do Céu.


Filme: "O Quarto de Jack (2015)" - Irlanda, Canadá

"No mundo, eu noto que as pessoas vivem quase sempre tensas e não têm tempo."
"Room" foi dirigido por Lenny Abrahamson. A jovem Joy e seu filho Jack vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick, que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas não vê a hora de deixá-lo. Para tanto, elabora um plano em que, com a ajuda do filho, poderá enganar Nick e retornar à realidade. Confira mais detalhes do filme em O Quarto de Jack.


Filme: "Philomena (2013)" - Reino Unido, França, Estados Unidos da América

"Logo que levaram Anthony, perdi a fé no catolicismo. O tempo passou e voltei a acreditar, mas nunca esqueci meu filho."
"Philomena" foi dirigido por Sthepen Frears. Irlanda, 1952 e é adaptado do livro de mesmo nome escrito por Martin Sixsmith, publicado em 2009. Philomena Lee é uma jovem que tem um filho recém-nascido quando é mandada para um convento. Sem poder levar a criança, ela o dá para adoção. A criança é adotada por um casal americano e some no mundo. Após sair do convento, Philomena começa uma busca pelo seu filho, junto com a ajuda de Martin Sixsmith, um jornalista de temperamento forte. Ao viajar para os Estados Unidos, eles descobrem informações incríveis sobre a vida do filho de Philomena e criam um intenso laço de afetividade entre os dois. Confira mais detalhes do filme em Philomena.

Nenhum comentário:

Aproveite Para Conhecer Outras Dicas