6 de maio de 2018

Textual description of firstImageUrl

Filme: "Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar (2008)"

"Você é a única que pode salvar o planeta. Faça isso agora!"

Lançado em 2008, "Gake no Ue no Ponyo" é mais um belíssimo anime do Studio Ghbli. Escrito e dirigido pelo talentoso cineasta Hayao Miyazaki.

Sou suspeita para comentar sobre os animes do Studio Ghibli, afinal, sou fã assumida. O capricho das animações produzidas por Hayao Miyazaki são um vislumbre para os olhos. Para produzir esse filme o cineasta não usou elementos digitais para a composição das cenas, todas foram feitas à mão. Faz bem assistir um filme feito com lápis colorido e papel. Os traços minuciosos e coloridos encanta até aqueles que não apreciam o gênero.

A história é bem simples, porém recheada de lindas lições que servem para crianças e adultos. Ponyo é uma peixinho-dourado filha do cientista Fujimoto com a deusa do mar Gran Mamare.
Ponyo quer conhecer o mundo dos humanos. Para isso, ela foge de casa e atinge a superfície do mar, ficando presa no lixo deixado pelos humanos. Eis que surge em seu caminho Sosuke, um garoto de 5 anos de idade que vive no farol no alto de uma colina. Ele salva a peixinho.
Sosuke é criado por Lisa, uma mulher que ajuda a cuidar de uma casa de idosos chamada Girassol. Ela é casada com Koichi, capitão de um navio e passa mais tempo no mar.
Ponyo passa um tempo com Sosuke e nasce uma grande amizade entre os dois. Ao lamber algumas gots de sangue humano, a  peixinho então transforma-se em uma garotinha. Fujimoto percebe que a filha fugiu e a leva de volta para o oceano. No entanto, ela foge novamente e volta para Sosuke, agora como uma humana.
Contudo, Ponyo possui poderes incríveis e estes poderes desequilibram a natureza e colocam  todo o planeta em risco. Para salvar a Terra, a peixinho precisará desistir dos poderes e ser amada pelo verdadeiro amor. Será que Ponyo conseguirá?
"Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar" é um dos trabalhos mais belos do Studio Ghibli. Foi inspirado no conto "A Pequena Sereia", mas diferente do conto de Hans Christian Andersen, o filme não trata do amor de um homem por uma mulher, e sim de um amor fraterno. Um amor entre irmão e irmã. Acredito que Hayao Miyazaki captou a essência do conto de fadas e transferiu para o anime.
O filme é direcionado ao público infantil, mas isso não impede que os adultos assistam, e se encantem pela obra. Os traços delicados dá leveza à obra, porém, o enredo é recheado de mensagens profundas. Ao falar da bela amizade de Ponyo e Sosuke, o cineasta acrescenta ao enredo críticas à poluição dos mares, mostrando ao público o lado assustador que a irresponsabilidade do ser humano tem provocado na natureza.
É uma história simples, divertida, cheia de leveza e ótimas reflexões. "Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar" é um belíssimo anime que centraliza na pureza dos sentimentos das crianças e certamente irá te encantar. Gostei e recomendo.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 101 minutos
Categorias: Anime, Animação, Comédia, Aventura, Família, Fantasia
Classificação: Livre
Minha Nota: 10,0

Nenhum comentário:

Coleção Filmes de Domínio Público