27 de abril de 2018

Textual description of firstImageUrl

Filme: "Sobre Meninos e Lobos (2003)"

"No fundo, eu sei que contribui com a sua morte, mas não sei como."

"Mystic River" é um ótimo filme dirigido pelo talentoso Clint Eastwood. Foi escrito por Brian Helgeland com base no livro de mesmo nome de Dennis Lehane. Lançado em 2003, o filme ganhou o Oscar nas categorias de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, também concorreu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante. No Festival de Cannes ganhou o Prêmio Golden Coach e foi indicado ao Palma de Ouro. 

Ganhou o Globo de Ouro nas categorias de Melhor Ator em um Drama e Melhor Ator Coadjuvante, também recebeu indicações como Melhor Filme - Drama, Melhor Direção e Melhor Roteiro. Concorreu o BAFTA nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante. No total, "Mystic River" ganhou 53 prêmios e recebeu 142 indicações.

A trama inicia com três adolescentes jogando hockey numa rua próxima das instalações portuárias no Rio Mystic, em Boston. Em seguida vemos um dos garotos ser sequestrado por um homem que alegava ser da polícia. O menino é mantido no porão de uma casa abandonada por quatro dias.
Passados 25 anos, os três garotos, agora adultos, se distanciaram. Jimmy Markum (Sean Penn) tem um mini-mercado, mas também trabalha com atividades ilícitas. No passado esteve preso e carrega uma grande culpa que o tortura diariamente. Ele é casado com Annabeth (Laura Linney) tem três filhas, duas do atual casamento e Katie Markum (Emmy Rossum), do primeiro casamento, que é sua filha preferida.
Dave Boyle (Tim Robbins) é casado Celeste (Marcia Gay Harden), prima de Annabeth. O casal tem um filho. Aparentemente são felizes, no entanto, Dave tem ataques frequentes de mau humor e depressão. Resquícios do trauma sofrido no passado, pois ele foi o garoto sequestrado.
Sean Devine (Kevin Bacon) tornou-se um detetive de homicídios que faz a ronda na área do Rio Mystic, juntamente com seu companheiro Whitey Powers (Laurence Fishburne). Ele é casado, mas sua esposa o abandonou, mesmo assim, o detetive ainda tem esperança de reatar o relacionamento.
Todavia, uma tragédia irá reaproximar os três amigos. Katie, a filha adolescente de Jimmy, é brutalmente assassinada. Devine e Powers são encarregados de investigar o caso. Todas as suspeitas caem em Dave, porém Devine acredita que seu amigo de infância é inocente. Por outro lado, Jimmy quer ver o criminoso atrás das grades, o mais rápido possível. 
A amizade já não existe, porém o reencontro dos amigos de infância abre feridas que a muito tempo estavam fechadas. Segredos começam a ser desvendados, numa sucessão de fatos intensos e emocionantes, transformando a vida dos três para sempre.
"Sobre Meninos e Lobos" é daqueles filmes que é preciso total cuidado ao escrever a sinopse para não estragar a experiência do espectador. Por isso tentei resumir ao máximo sem revelar muita coisa sobre a história. O filme é maravilhoso, um thriller policial tenso e envolvente, a história nos prende dentro da trama do inicio ao fim. O roteiro muito bem feito gira em torno das amizades desfeitas e das decisões tomadas no calor da emoção. Recheado de cenas marcantes, este está bem longe de ser um filme esquecível, pelo menos pra mim, pois jamais vou esquecer o quão tensa fiquei durante os 138 minutos de duração.
Sou fã de Clint Eastwood, estando na frente das telas ou atrás das câmeras, ele é só talento. O elenco também é outro fator que contribuiu para o sucesso da obra, o trio de protagonistas está excelente, só interpretações de alto nível. A fotografia também merece destaque, a paleta de cores em tons de azul e cinza contribuem com a tensão que a obra gera no espectador. 
"Sobre Meninos e Lobos" é um filme intenso que propõe reflexões a todo instante. Nenhum personagem é mau, apenas fizeram escolhas erradas. A cada revisada surgem novos pontos de vista, tornando-se assim prazeroso assistir várias vezes. Porém, não é um filme indicado para todos os públicos, a história é forte, traz para junto do espectador uma realidade nua e crua sem nenhum floreio. Mostra como traumas da infância podem estar onipresentes no dia a dia e definir o futuro. 
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 138 minutos
Categorias: Drama, Policial, Thriller, Mistério, Suspense
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 9,8

Nenhum comentário:

Coleção Filmes de Domínio Público