29 de abril de 2018

Textual description of firstImageUrl

Filme: "Shame (2011)"

"Não somos más pessoas, só viemos de lugares ruins."

"Shame" é um drama britânico escrito dirigido por Steve McQueen, que também assina o roteiro ao lado de Abi Morgan. Estreou nos cinemas em 2011.

A trama acompanha a rotina de Brandon (Michael Fassbender), um novaiorquino de 30 anos, bem sucedido, porém longe da irmã, Sissy (Carey Mulligan), sem amigos e viciado em sexo. 
Para manter o vício, Brandon contrata garotas de programa, aluga vídeos pornográficos e busca por parceiras (e até parceiros) em bares, boates e também na rua. 
Contudo, sua rotina é transformada com a chegada da irmã Sissy, que chega sem avisar. Ela é cantora e está com depressão. 
Agoniado com a presença da irmã no apartamento, Brandon resolve sair com sua colega de trabalho Marianne (Nicole Beharie). Ele tenta iniciar um relacionamento afetivo com a jovem, porém não consegue levar adiante.
"Shame" em tradução livre significa Vergonha. E, é exatamente isso que o protagonista sente de si mesmo, vergonha de praticar sexo. Segundo a psicologia, o dependente sexual sente culpa e vergonha de sua condição, fatores estes que dificultam o envolvimento afetivo. O filme retrata muito bem essa culpa que as pessoas que tem o distúrbio carregam dentro de si. Brandon é um protagonista maduro, bem-sucedido profissionalmente e solitário. Percebemos suas angústias através do seu olhar melancólico.
 "Shame" é um filme que levanta inúmeras possibilidades. Na minha interpretação, o filme mostra a superficialidade das relações modernas, pautadas em encontros descartáveis e exaltação ao materialismo. Senti um vazio extremo enquanto assistia, é uma trama dolorosa, são dois personagens autodestrutivos que gritam por socorro. Percebi aqui um retrato perfeito das relações líquidas, pessoas muito ocupadas com suas vidas vazias.  
 Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 101 minutos
Categorias: Drama, Erótico
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 8,2

Nenhum comentário:

Coleção Filmes de Domínio Público