12 de abr de 2018

Dicas de Filmes pela Scheila , Filme: "12 Homens e uma Sentença (1957)" , Clássico , Drama , Policial , Tribunal ,
Textual description of firstImageUrl

Filme: "12 Homens e uma Sentença (1957)"

12 Homens e uma Sentença
"É sempre difícil deixar o preconceito fora de uma questão dessas. Não importa pra que lado vá, o preconceito sempre obscurece a verdade."

"12 Angry Men" é um clássico do diretor Sidney Lumet. O roteiro foi escrito por Reginald Rose que adaptou um programa televisivo de autoria própria, Rose também produziu o filme junto com o ator Henry Fonda, que atua na trama, ele é o jurado nº 8.

Lançado em 1957, o filme recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado. Ganhou o BAFTA como Melhor Ator Estrangeiro  e foi indicado como Melhor Filme. No Globo de Ouro foi indicado como melhor Filme - Drama,  Melhor Ator de Filme em um Drama, Melhor Diretor de Cinema e Melhor Ator Coadjuvante. 

A trama se passa durante uma tarde quente de verão. Doze homens são jurados no Tribunal de Manhattan, eles recebem do juiz os critérios para a votação e se retiram do julgamento para discutir o veredito de um jovem porto-riquenho (John Savoca). 

12 Homens e uma Sentença
O primeiro Jurado (Martin Balsam) sugere duas alternativas, sendo que a segunda prevalece, e então acontece a votação. Para espanto dos jurados, aparece 1 voto de absorvição contra 11 de condenação. E é aí que a trama realmente começa.
12 Homens e uma Sentença
Eis que surgem pequenas discussões entre os jurados, aos poucos máscaras vão caindo e revelando o caráter deles. Por exemplo, o Jurado nº 10 (Ed Begley) mostra-se ser um homem racista e cruel, já o Jurado nº 3 (Lee J. Cobb) é um homem vingativo, e assim vamos conhecendo a personalidade de cada jurado.
12 Homens e uma Sentença
O único sensato na história é o Jurado nº 8 (Henry Fonda), único que votou a favor da absorvição porque enxergou pistas que podem provar a inocência do jovem acusado.
12 Homens e uma Sentença
Diante desse impasse, o Jurado nº 12 (Robert Webber) sugere que todos que votaram a favor procurem convencer o Jurado nº 8 que o réu é culpado. Outra votação é realizada, e surpreendentemente o placar fica 10 x 1 {o Jurado nº 8 não participou desta votação}. A curiosidade fica estampada na face de todos, então o Jurado nº 9 (Joseph Sweeney) revela que também encontrou evidências da inocência do réu. A cada nova votação, mais votos de absorvição surgem. E assim segue até o último minuto de filme.
12 Homens e uma Sentença
Em certo momento alguém pronuncia a frase: "Eu não sei realmente o que é a verdade. E suponho que ninguém jamais saberá.", isso  deixa claro o quão difícil é a tarefa de um jurado: inocentar ou acusar - neste caso específico é mandar o réu direto para a cadeira elétrica. "12 Homens e uma Sentença" é muito mais que um filme de tribunal, a obra retrata com maestria as relações interpessoais e as dificuldades de comunicação entre as pessoas. Conforme a história se desenvolve, os conflitos vão surgido, as máscaras vão caindo e as falhas de caráter vão se revelando.  
12 Homens e uma Sentença
"12 Homens e uma Sentença" é um clássico inesquecível, uma obra-prima do cineasta Sidney Lumet que dirige brilhantemente seu filme. O sucesso do filme também se deve ao elenco excepcional, tanto a interpretação individual quanto a coletiva merecem todos os aplausos. Os diálogos inteligentes evitam que a narrativa se torne massante, questionamentos sobre como o crime deve ter ocorrido e discussões acaloradas entre os jurados prendem a atenção do espectador do inicio ao fim.
12 Homens e uma Sentença
Poucos clássicos conseguem sucesso logo na estreia, "12 Homens e uma Sentença" é a prova disso. O filme foi esnobado pelo público e crítica na época do lançamento, mas com o passar dos anos tornou-se uma obra imortal do cinema. Temos aqui um estudo profundo sobre preconceitos, falta de empatia, egoismo e desrespeito pela opinião contrária. Mesmo passados mais de cinco décadas de lançamento, o filme continua atual. "12 Homens e uma Sentença" é um filme obrigatório no currículo de todos que apreciam o bom cinema.
12 Homens e uma Sentença
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 96 minutos
Categorias: Drama, Policial
Classificação: Livre
Minha Nota: 10,0

Nenhum comentário:

Aproveite Para Conhecer Outras Dicas