Dicas de Filmes pela Scheila: Filme: "O Condenado (1947)"

quarta-feira, 21 de março de 2018

Dicas de Filmes pela Scheila , Filme: "O Condenado (1947)" , Domínio Público , Drama , Film-Noir , Policial ,
Textual description of firstImageUrl

Filme: "O Condenado (1947)"

"A justiça faria por vingança. Eu só faria por piedade."

"Odd Man Out" é um Film-Noir irlandês {não sabia que filmes estrangeiros entravam na categoria noir, mas enfim... pesquisando e aprendendo sempre}. Foi dirigido por Carol Reed a partir do roteiro escrito por R. C. Sherriff e F. L. Green. Esse filme tem um dado histórico, foi o primeiro ganhador do BAFTA [Oscar Britânico]. Também recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Montagem e foi indicado como Melhor Filme no Festival de Veneza. O lançamento aconteceu em 1947.

De acordo com as leis brasileiras, o filme encontra-se em domínio público. Está disponibilizado no meu perfil no VK para quem desejar assistir online ou fazer download. Para assistir clique AQUI.

A trama gira em torno de Johnny McQueen (James Mason), líder ativo de uma organização (IRA) que luta contra a polícia, que meses antes fugiu da prisão onde deveria passar 17 anos atrás das grades.
Johnny está escondido na casa de Kathleen Sullivan (Kathleen Ryan). Lá, ele mantem contato com seu grupo. Eles planejam assaltar um banco, mas o golpe sai errado e Johnny é baleado pelos policiais, ele também fere um policial.

Então começa seu calvário. Cambaleando pelas ruas de Belfast, Johnny encontra em seu caminho pessoas que desejam ajudá-lo e outras que querem entregá-lo às autoridades. Enquanto tenta encontrar um refúgio para se esconder da polícia, o irlandês sofre dores físicas por causa do tiro e dores na alma, pois acredita ter se tornado um assassino.
Dentre as pessoas que querem ajudá-lo está a doce Kathleen, ela busca por ele desesperadamente para que ambos possam fugir da Irlanda. Mas, as coisas não saem conforme o esperado...
"O Condenado" é, sem dúvida alguma, um dos filmes mais dolorosos de ver. O drama moral que envolve o protagonista é tão complexo que acaba atingindo o espectador. Assistir essa obra é ficar o tempo todo numa corda bamba, torcemos para que o personagem consiga escapar do cerco policial ao mesmo tempo que queremos que ele pague pelo crime cometido. A culpa e a redenção permeiam toda a trama. Já o desfecho é avassalador, daqueles que ficam na memória para sempre.
Outra coisa que chama atenção neste filme é a belíssima fotografia em P&B, os efeitos de sombra criam um mundo desordenado, repleto de medo e pesadelos, característicos dos Film-Noir. "O Condenado" é um noir irlandês peculiar que merece ser conhecido por todos os admiradores do cinema antigo.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 116 minutos
Categorias: Filme-Noir, Drama, Policial, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!