Filme: "O Touro Ferdinando (2017)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, janeiro 25, 2018

Filme: "O Touro Ferdinando (2017)"

"Parece que, desde que você nasce, as pessoas acham que já te conhecem só pela sua aparência, seu jeito de falar, de onde vem..."

"Ferdinand" é um filme de animação 3D baseado no livro infantil Ferdinando, o Touro de Munro Leaf. O brasileiro Carlos Saldanha não é o primeiro a adaptar a história do touro Ferdinando para o cinema, em 1938, Walt Disney produziu a primeira adaptação em formato de curta-metragem. O curta ganhou o Oscar daquele ano como Melhor Curta-Metragem de Animação, já o longa lançado em 2017 concorreu ao Oscar de Melhor Filme de Animação. 

Com direção de Carlos Saldanha e roteiro de Robert L. Baird, Tim Federle e Brad Coperland, o filme é lindíssimo e, despretensiosamente traz belíssimas mensagens.
Na trama, Ferdinando foge do rancho que estava sendo criado, destinado a ser um touro feroz {algo que ele nunca quis ser}, após perceber que seu pai não retorna de uma tourada. Ele consegue encontrar uma fazenda para chamar de lar. É onde ele conhece Nina, uma menina que o acolhe em sua humilde casa e lhe dá a comodidade que sempre tivera em seu pensamento.
Lá, o bezerro cresce cercado de carinho, levando uma vida simples e cercada de plenitude, passando boa parte do tempo embaixo de uma árvore apreciando o aroma das flores.
Todavia, um incidente acontece durante uma convenção de flores o faz ser confundido com um animal perigoso, ele é capturado e é enviado de volta para o rancho, tendo que encarar com chifres e dentes um sistema cruel e injusto com os animais.
Determinado a voltar para sua família, ele se une a uma equipe desajustada nessa grande aventura, entres eles está a cabra Lupe. Porém, o mal entendido o leva direto para a arena de competição...
"O Touro Ferdinando" é encantador. Talvez previsível para quem já conhece a história, mas não deixa de ser menos interessante, pelo contrário, o filme consegue ser um ótimo entretenimento para crianças e adultos, também transmite uma valiosa mensagem sobre autenticidade, aceitação e união.
O interessante dessa animação é que quase oito décadas depois do lançamento do curta-metragem, os valores permanecem inalterados. O roteiro inteligente mostra a importância da parceria entre seres diferentes. Onde há união entre todos, o impossível vira realidade.
É notável o cuidado que diretor Carlos Saldanha tem com suas animações e, em "O Touro Ferdinando" não é diferente, os detalhes de cenários e personagens são um atrativo a parte. 
Em meio a tantas animações com conteúdo mais adulto, eis que surge "O Touro Ferdinando", uma animação diferente que não tem medo de ser leve. É gostoso assistir um filme que te leva de volta à infância.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 108 minutos
Categorias: Animação, Comédia, Família, Aventura, Fantasia
Classificação: Livre
Minha Nota: 9,4