Filme: "As Duas Faces de um Crime (1996)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, agosto 13, 2017

Filme: "As Duas Faces de um Crime (1996)"

As Duas Faces de um Crime (1996)
"Creio que as pessoas são inocentes até que se prove o contrário."

"Primal Fear" é um excelente filme de tribunal do cineasta Gregory Hoblit. O roteiro muito bem escrito pelos roteiristas Steve Shagan e Ann Biderman foi baseado no best-seller de William Diehl. Lançado em 1996, esse suspense policial é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores filmes da década de 90. O filme recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.

Sempre que assisto algum filme dos anos  90, penso: não fazem mais filmes como antes, e "As Duas Faces de um Crime" nem é tão antigo assim, pois, seu lançamento ocorreu a pouco mais de duas décadas. É raridade encontrar algum filme de tribunal lançado recente {últimos 5 anos} que seja inteligente, envolvente e não seja cansativo, adjetivos certos para descrever este suspense. O enrendo conseguiu me hipnotizar, passei o filme todo procurando pistas para inocentar ou culpar o suspeito, e no final me senti enganada, pois a verdade estava ali bem diante dos meus olhos, mas não consegui enxergar.

As Duas Faces de um Crime (1996)
Na trama, Aaron Stampler (Edward Norton), um jovem coroinha de 19 anos é o principal suspeito de assassinar o Arcebispo Richard Rushman (Stanley Anderson) com requintes de crueldade, pois, o jovem é encontrado em fuga com as roupas manchadas de sangue.
As Duas Faces de um Crime (1996)
O advogado Martin Vail (Richard Gere) ouve falar sobre o caso, e decide defendê-lo sem cobrar honorários. A primeira impressão que Martin tem do jovem é de uma pessoa pacífica, incapaz de cometer um crime tão bárbaro.
As Duas Faces de um Crime (1996)
Ajudado pelo investigador Tommy Goodman (André Braugher), Martin argumenta a possibilidade de uma terceira pessoa na cena do crime, principalmente quando Tommy é agredido por Alex (Jon Seda), coroinha amigo de Aaron. Os dois perseguem o rapaz e acabam descobrindo a existência de um vídeo caseiro produzido sob a orientação do arcebispo Rushman.
As Duas Faces de um Crime (1996)
Ao mesmo tempo, Martin pede para a Dra. Molly Arrington (Frances McDormand) avaliar o rapaz. Durante uma consulta, a Dra. Molly presencia uma transformação de Aaron, dando a entender que o jovem sofre de múltiplas personalidades. No entanto, tentar provar no tribunal que o acusado sofre de insanidade é algo impossível, pois o julgamento já estava em andamento.
As Duas Faces de um Crime (1996)
Para tentar reverter a situação e ganhar a causa, Martin envia anonimamente uma cópia da fita de vídeo à promotora Janet Venable (Laura Linney), sua adversária no tribunal e ex-namorada. Deixando a advogada furiosa, mas, sua estratégia da certo, Janet acaba apresentando o vídeo no tribunal.
As Duas Faces de um Crime (1996)
Enquanto acusação e defesa se enfrentam no tribunal, Aaron sofre uma nova transformação deixando todos assustados, inclusive a juíza Miriam Shoat (Alfre Woodard), que convoca os dois advogados para uma reunião em sua sala. Mas as surpresas não param por aí, eis que surge uma reviravolta surpreendente, e atordoante...
As Duas Faces de um Crime (1996)
Ao pesquisar sobre o filme, descobri que foi a primeira atuação do ator Edward Norton, que o mesmo substituiu o ator Leonardo DiCaprio que era o escalado para o papel do coroinha. Conheço e admiro bastante o talento de Norton, mesmo assim fiquei impressionada com a veracidade que o ator dá ao seu personagem, uma atuação que merecia o Oscar daquele ano. Richard Gere também está ótimo como o advogado Martin, é interessante ver a maneira como ele constrói a relação com seu cliente.
As Duas Faces de um Crime (1996)
"As Duas Faces de um Crime" entrou para minha listinha dos melhores filmes que já assisti. Um filme que instiga o espectador a refletir sobre até que ponto devemos acreditar numa história e se realmente a primeira impressão é a que fica.
As Duas Faces de um Crime (1996)

Duração: 129 minutos
Categorias: Policial, Mistério, Suspense, Drama, 
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 10,0
Classifico como: Tenso, Inquietante,