5 de junho de 2017

Textual description of firstImageUrl

Filme: "Lion - Uma Jornada Para Casa (2016)"

"Não há mais becos sem saída."

"Lion" é um belo filme que impressiona por ser baseado em fatos reais. Teve sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Toronto e contou com a direção de Garth Davis. Lançado em 2016, recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora. 

O filme conta a história real de Saroo Brierley, nascido na Índia, que durante uma brincadeira acabou se perdendo do irmão Guddu quando tinha apenas 5 anos de idade. O garotinho passou por momentos assustadores até ser adotado por uma família da Tasmânia, ilha da Austrália. Quando se torna adulto, ele usa a tecnologia para tentar descobrir sua verdadeira origem.
Acompanhamos a história de Saroo (Sunny Pawar) a partir de momentos antes dele se perder de seu venerado irmão mais velho Guddu (Abhishek Bharate) em uma estação de trem. Depois de meses nas ruas, Saroo passou a viver de restos de alimentos jogados nas ruas e a dormir em um papelão amassado. Certo dia acaba sendo levado a um orfanato.
Saroo é adotado por Sue (Nicole Kidman) e John Brierley (David Wenham) e levado para a Austrália, onde sua vida muda completamente, outra vez.
Vinte anos depois, Saroo (Dev Patel), começa a se interessar por sua origem e, aos poucos, usando o Google Earth e algumas lembranças do seu passado, ele vai montando o quebra-cabeças de sua história.
Isso acaba abalando a vida de sua família adotiva e afeta o relacionamento com a namorada Lucy (Rooney Mara). Todavia, Saroo não consegue mais viver em paz, sabendo que sua família de sangue ainda deve estar procurando por ele.
"Lion - Uma Jornada Para Casa" é um filme sobre família, tanto as ligações afetivas quanto as de sangue. Também mostra a vulnerabilidade da infância e a ânsia de aventuras que toda criança possui. Outro assunto extremamente importante é o desaparecimento de crianças, na Índia desaparecem cerca de 80 mil crianças por ano, e Saroo, em cujas memórias o filme se baseia, teve mais sorte que a maioria: foi adotado pelo casal australiano Sue e John Brierly.
É impossível não relacionar "Lion - Uma Jornada Para Casa" com o filme "Quem Quer Ser Milionário?", ambos os filmes lidam com temas envolvendo a infância, laços familiares e a miséria que vivem boa parte da população indiana, além de ter como grande estrela da obra o ator Dev Petel. No entanto, o filme em questão se destaca por trazer ao público uma história real que emociona o espectador já nos primeiros minutos e continua até o comovente desfecho.
Com ótima direção, atuações repletas de sensibilidade e dignas de Oscar, trilha sonora marcante e uma fotografia perfeita, que revela na paleta de cores todos os dramas vividos pelo rapaz. "Lion - Uma Jornada Para Casa" é um filme sensível, que emociona e instiga o espectador a questionar sobre o desaparecimento de tantas crianças e onde elas vão parar. Enfim, é um grande filme que merece ser visto por todos.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 118 minutos
Categorias: Biografia, Drama
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,7

3 comentários:

NinTudo disse...

Ótima postagem gostei muito, ganhou um fã abraços.

Me segue, que eu sigo de volta!

http://nintudo.blogspot.com.br/

https://plus.google.com/+NinTudo/

a a disse...

gostei de ler a sua visão sintetizada do filme - é sem dúvida alguma um filme imperdível!!!

Emma Oliveira disse...

Garth Davis demonstra sutileza em abordar um drama real sem exagerar no melodramático, são em cenas simples que sua direção consegue uma emoção espontânea. É interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que os melhores filmes baseadas em fatos reais são as melhores historias, porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção. Também gostei muito de Dunkirk, não conhecia a história e realmente gostei. Parece surpreendente que esta história tenha sido real, considero que outro fator que fez deste um grande filme foi a atuação do ator Tom Hardy, seu talento é impressionante.