Filme: O Vingador Invisível (1945) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, maio 29, 2017

Filme: O Vingador Invisível (1945)

"And Then There Were None" foi dirigido por René Clair e roteirizado por Dudley Nichols. Lançado em 1945, é considerado a melhor adaptação para o cinema do clássico "Ten Little Niggers", romance policial escrito por Agatha Christie, publicado em 1939. 

Conhecido também pelo título "O Caso dos Dez Negrinhos" que foi alterado para evitar polêmicas. O filme é bastante fiel à obra original, exceto pelo desfecho, que seguiu as imposições comerciais da distribuidora, infelizmente.

A trama se passa em uma ilha em Devon, onde oito convidados de um homem misterioso conhecido apenas por U. N. Owen juntam-se aos dois criados da casa. Nenhum deles tem a menor ideia porque estão naquele local isolado do mundo exterior.

No entanto, essas dez pessoas tem algo em comum, todos cometeram crimes no passado. E foram convidados para serem julgados e eliminados conforme descrita por uma canção infantil sobre dez indiozinhos (originalmente no livro eram negrinhos, mudado nos EUA para não ofender ninguém) que morrem um a um.

Uma paranoia generalizada acaba se criando, especialmente quando chegam à conclusão de que o Sr. Owen está entre eles. A cada novo assassinato, novas suspeitas e novas pistas aparecem. Deixando o espectador paranoico também.

"O Vingador Invisível" não é nenhuma obra-prima do cineasta René Clair, mas é um do seus melhores filmes. Segue praticamente fiel ao livro, salvo o desfecho hollywoodiano, que não me agradou. Também achei desnecessário o senso de humor utilizado, na minha opinião suavizou desnecessariamente o suspense, marca característica da escritora britânica - a qual sou fã. Mas é um filme assistível apesar de decepcionar os fãs de Agatha Christie, mas isso é de praxe, praticamente todas as adaptações cinematográficas acabam deixando os fãs frustrados. 


Duração: 97 minutos
Categorias: Mistério, Policial, Suspense, Drama, Domínio Público
Classificação: 12 anos
O Vingador Invisível (1945)

TENSO; INSTIGANTE