Filme: "O Predestinado (2014)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, abril 29, 2017

Filme: "O Predestinado (2014)"

"Nunca é tarde para ser quem você poderia ter sido."

"Predestination" é um filme australiano de ficção científica, escrito e dirigido pelos irmãos Michael e Peter Spierig e baseado no conto All You Zombies de Robert A. Heinlein. O lançamento aconteceu em 2014.

Descobri a existência deste filme enquanto pesquisava por filmes complexos [gosto de filmes que desafiam a mente], e realmente, assisti-lo é um desafio, o filme brinca com o paradoxo temporal e o roteiro não hesita em mudar o foco da narrativa em vários momentos para guiar o espectador, ou talvez, confundir. Adianto que, é preciso prestar atenção em cada detalhe para acompanhar todas as reviravoltas, e assim, não se atrapalhar em relação aos personagens.
Na trama, um agente temporal (Ethan Hawke) sofre um gravíssimo acidente em sua última missão, quando precisava desativar uma bomba, queimando seu rosto e desfigurando-o completamente.
Depois de várias cirurgias e com um rosto irreconhecível, ele passa a trabalhar em um bar. Como um bartender, ele começa uma conversa com um dos clientes.
John (Sarah Snook) é esse cliente, e lhe conta a melhor história que ele já ouviu, narrando todos os detalhes sobre sua difícil infância e todos os percalços que o levaram até ali. Quem ele era e em quem foi obrigado a se tornar.
Após ouvir toda a história, o agente lhe oferece sua própria missão, voltar no tempo, lhe dando a chance de se colocar frente a frente com aquele que arruinou a vida de John.

"O Predestinado" é um daqueles filmes que 'amamos ou odiamos'. Eu simplesmente amei assisti-lo, trama coerente, envolvente, assustadora, enigmática e intrigante. Está entre as melhores ficções que já assisti. Na minha ingenuidade, pensei que havia decifrado a charada lá pela metade do filme, no entanto, o roteiro extremamente inteligente me pregou uma grande peça, me surpreendendo a cada nova cena e com um desfecho que me deixou boquiaberta e pensativa.
O filme aborda perfeitamente sobre o paradoxo da predestinação, onde passado, presente e futuro não se sucedem mas coexistem e se interagem, diante disso, estamos todos condenados à condição de prisioneiros em espécies de armadilhas temporais. Segundo essa filosofia, os viajantes do tempo estão no passado, o que exige que eles estavam no passado antes, e a presença deles é vital para o futuro, sendo necessário que eles façam algo afim de garantir que o futuro ocorra da mesma forma que eles se lembram. Essa filosofia complexa é a peça fundamental deste quebra-cabeça, e quem compreendê-la conseguirá decifrar todos os enigmas desta filme, ou quase todos.
"O Predestinado" é um filme de alto nível. O roteiro extremamente inteligente exige que pensemos rápido, pois a todo instante recebemos novas perguntas que nem sempre teremos as respostas, e é exatamente isso que me fascina nas ficções científicas, essas possibilidades de refletir, pesquisar e tentar entender as mais variadas teorias. Quem nunca perguntou a si mesmo: "Quem nasceu primeiro... o ovo ou a galinha?", a resposta pode ser exatamente essa que o filme nos apresenta.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 97 minutos
Categorias: Ficção Científica, Mistério, Thriller, Drama
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 10,0