30 de junho de 2016

Textual description of firstImageUrl

Filme: "O Destino (1997)"

"Os filósofos acreditam que as leis religiosas são artes políticas necessárias." (Averróis)

"Al Massir" é um filme franco-egípcio,  roteirizado e dirigido pelo cineasta egípcio Youssef Chahine e lançado em 1997. Por ser um filme histórico, não atrai tanta atenção, uma pena, porque é uma produção muito boa. 

Foi ambientado na Córdoba do século XII, e conta uma parte da vida de Alu’l Walid Mohammed Ibn Ahmed Mohammed Hafld Ibn Rusd, no Ocidente, conhecido como Averróis (Nour El-Sherif), filósofo, médico e juiz de Córdoba. Ele tinha um grupo de aprendizes aos quais transmitia seus conhecimentos, além de ser um grande escritor.
No entanto, Averróis torna-se uma ameaça ao Califa Al Mansur (Mahmoud Hemida), que busca apoio de um grupo de fundamentalistas, acaba influenciado, e ordena a queima de todas as obras de Averróis.
Contudo alguns seguidores, amigos e familiares do filósofo decidem fazer cópias de seus livros e levá-los para além das fronteiras da Península Ibérica. O tempo é curto, e a violência, crescente. Mesmo assim, o conhecimento humano consegue seguir rumo ao progresso.
Vemos uma sociedade inventiva, avançada na medicina, filosofia e no direito, tolerante com as diversidades culturais e religiosas, e ao mesmo tempo ameaçada pelos avanços cristãos ao norte de Al-Andaluz, uma comunidade marcada por grupos fundamentalistas e visitada por cristãos que buscam conhecimentos árabes.
Este filme é perfeito para quem gosta de história e filosofia. Nota-se em "O Destino" uma reconstrução cuidadosa do passado. Percebemos a preocupação do diretor em ser fiel aos costumes, avanços e relações ao período relatado na obra. Também mostra os perigos do fundamentalismo e das ideologias preconceituosas, algo tão comum nos dias atuais, tanto no Ocidente como no Oriente.
"O Destino" não é somente um filme sobre o prestigiado filósofo Averróis, é também um filme de aventuras, muita música e romances. 

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 135 minutos
Gênero: Histórico, Drama, Comédia, Musical
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,4

2 comentários:

Ricardo Helou disse...

Como faço para conseguir esse filme, com legenda em português?

Scheila de Fátima Scisloski disse...

Olá Ricardo! Você encontra esse filme com legendas em português na Filmoteca Online. Agradeço a visita!

Coleção Filmes de Domínio Público