Filme: A Lei dos Fortes (1928) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, janeiro 21, 2016

Filme: A Lei dos Fortes (1928)


"The Racket" é um filme raro do cinema mudo que não tem edição portuguesa. Também não existem muitas edições disponíveis nos outros mercados. Até uns anos, só existia uma cópia do filme. Tinha sido localizada na coleção de Howard Hughes. O filme foi então alvo de uma ação de restauro e preservação

Dirigido pelo cineasta Lewis Milestone e lançado em 1928, "The Racket" possui um mérito histórico, foi um dos três filmes que recebeu indicação ao Oscar de Melhor Filme na Primeira Edição, em 1929. Existe um remake feito em 1951 que ainda não assisti.

A história se passa em Chicago dos anos 20 e conta a história do honesto capitão de polícia McQuigg (Thomas Meighan). Ele move todos os esforços para derrotar um líder do crime organizado.

A intenção do policial é prender o poderoso contrabandista Nick Scarsi (Louis Wolheim). Mas até lá, McQuigg tem de enfrentar uma enorme rede corrupta existente na corporação, nos tribunais e na câmara.

McQuigg é um excelente policial que tem paixão pela profissão. Mas vê seus ideais sendo pisoteados por políticos e juízes corruptos. Ele acaba sendo transferido para uma delegacia nos subúrbios, mesmo assim não desiste dos objetivo de prender o contrabandista.

Um pequeno clássico silencioso


"A Lei dos Fortes" é um film-noir de apenas 84 minutos de duração. Uma pequena pérola silenciosa produzida em preto-e-branco. O cineasta Lewis Milestone dirige de forma clara o objetiva, em menos de 15 minutos da trama, já sabemos quem é quem, qual a sua função, atitude e moral, tendo-se já dado vários acontecimentos e confrontações.

A história é bastante divertido e os personagens são trazidos à vida de maneira bem inteligente. As imagens são de ótima qualidade, graças a restauração. Uma curiosidade é que "A Lei dos Fortes" foi proibido nos cinemas de Chicago devido ao retrato corrupto que dava da Polícia e do governo municipal. Portanto, a corrupção na política vem de longa data e não é exclusivamente brasileira. "A Lei dos Fortes" é um filme muito bonito visualmente, que tem humor, drama, ação e bastante tensão. 

Duração: 84 minutos
Categorias: Film-Noir, Drama, Policial, Domínio Público
Classificação: 10 anos
A Lei dos Fortes (1928)
ENVOLVENTE; TENSO; DIVERTIDO