Filme: "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, novembro 26, 2015

Filme: "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)"

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
"Vocês sabem que nós estamos sempre tentando fazer com que as coisas fiquem perfeitas no domínio da arte, já que isto é quase impossível na vida."

"Annie Hall" é um filme lançado em 1977 que revolucionou a carreira do cineasta Woody Allen. Os diálogos são afiados, possui um senso de humor cínico e sarcástico e a montagem contribui na criação de cenas antológicas, sendo uma comédia divertida e reflexiva ao mesmo tempo, que expõe as complexidades dos relacionamentos humanos. Recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Ator. Venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Original.

A trama gira em torno do humorista Alvy Singer (Woody Allen), duas vezes divorciado, ele acaba se apaixonando novamente e desta vez pela excêntrica cantora de boate Annie Hall (Diane Keaton). Rapidamente, eles decidem morar juntos, mas as crises conjugais aparecem e começam a desestabilizar a relação.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
Alvy mal conhece Annie, mas já a destaca como parte essencial de sua vida. Ambos se sentem à vontade um com o outro, em uma sintonia quase palpável, sem as inconsequências da paixão. Ele, que faz análise há quinze anos, convence Annie a fazer o mesmo e a estudar, mas nada parece salvá-lo de mais uma separação.
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
Alvy é extremamente complexo, quando era criança acabou entrando em depressão ao descobrir que o Universo encontra-se em expansão. Para ele, não havia mais sentido ir para a escola ou brincar, nem mesmo continuar vivendo, afinal, um belo dia o Universo estaria tão expandido que poderia se desintegrar. Coisa de louco não é mesmo!!
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
Ele diverte Annie (nós também) com toda essa negatividade. Porém, seu humor ácido e frequente, seu existencialismo angustiante e sua percepção pessimista sobre tudo pesam de forma incontestável sobre o namoro.
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
Sem perceber, Alvy afasta seu novo amor e nos faz ver que nosso egoísmo, provavelmente coloca em risco nossa própria felicidade. E é por isso que essa deliciosa comédia romântica é reflexiva. Amar outra pessoa não é apenas oferecer o mundo, mas sim, dar liberdade para que esse amor possa enraizar-se, crescer e frutificar.
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
"Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" é um título em português enfadonho, na minha opinião o filme deveria ter ficado com o título original, "Annie Hall" soa mais bonito e tem tudo a ver com o enredo. Mas enfim, Woody Allen foi genial ao produzir essa comédia romântica ácida e com diálogos bem inteligentes que induzem o espectador a refletir sobre os próprios relacionamentos. 
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 93 minutos
Categorias: Comédia Romântica, Clássico
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,2