Filme: "Dante's Inferno: Uma Animação Épica (2010)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, setembro 26, 2015

Filme: "Dante's Inferno: Uma Animação Épica (2010)"

"A Terra é uma parte do inferno e os homens são seus demônios."

"Dante's Inferno: An Animated Epic" é uma animação produzida pela EA com parceria da Film Roman com o intuito de divulgar o novo jogo Dante's Hell. Foi dirigido por vários cineastas: Jong-Sik Nam, Lee Seung-Gyu, Mike Disa, Sang-Jin Kim, Shuko Murase e Victor Cook. O lançamento aconteceu em 2010.

Quando decide assistir este longa, pensei que fosse um anime, nem fazia ideia que se tratava de uma game.

O filme, além de ser baseado no jogo, é inspirado na primeira parte do livro "Divina Comédia", uma das obras mais lidas de todos os tempos. Foi escrito por volta de 1307 e concluído mais de uma década depois, o poema do italiano Dante Alighieri é dividido entre os livros "Inferno", "Purgatório" e "Paraíso", narra a jornada de seu autor aos mundos imateriais do além-túmulo.
Na trama, conhecemos Dante (Graham McTavish), um cavaleiro cruzado que retorna pra sua casa após 3 anos em missão. Ao voltar ele encontra a amada Breatice (Vanessa Branch), seu pai e todos os empregados massacrados.
Pouco antes de morrer, ela ainda consegue pronunciar suas últimas palavras para Dante, mas enquanto a alma de Breatice subia para o paraíso, Lúcifer (Steve Blum) aparece e cobra a alma da jovem como preço por uma promessa feita por ela.
Após o rapto, Dante só tem um objetivo em sua mente: cruzar os nove círculos do inferno e resgatar a alma de sua amada Breatice.
O inferno apresentado na obra revela uma visão medieval bastante assustadora. Os círculos consistem em Limbo, Luxúria, Gula, Avareza, Ira, Heresia, Violência, Fraude e Traição.
Em cada um destes círculos se encontram pessoas que cometeram determinado pecado, pessoas que Danta amava ou odiava. Muitas revelações vão aparecendo e vamos conhecendo o passado dos personagens, dessa forma vamos entendendo o porquê de suas almas estarem em lugares tão sombrios.
Durante sua jornada pelo Inferno, Dante é guiado pelo famoso poeta Virgílio (Peter Jessop), autor da obra "Eneida". E através da passagem do Templário por cada círculo, somos apresentados a criaturas horrendas, asquerosas nos piores aspectos possíveis. Se o inferno é parecido com o local mostrado no filme, quero passar bem longe.
A ambientação transparece um o ar macabro e a atmosfera pesada permeia por todo o filme. Um detalhes curioso é que Dante, assim como os outros personagens, apresentam diversas aparências ao longo da trama, isso mantem o espectador ligado na história, pois qualquer distração poderá ocasionar confusão.
É interessante observar, como bem ressalta Virgílio, a jornada não tem como intuito apenas resgatar uma alma pura, mas, também purificar a alma de Dante, visto que, em cada círculo que ele passa, se depara com algo presente na sua vida. É uma jornada de purificação.
"Dante's Inferno: Uma Animação Épica" é uma animação muito interessante e bastante sinistra. Apresenta os fatos sem censura e sem medo de polemizar. Enquanto luta contra demônios, Dante se indaga sobre o perdão, a Igreja, o pecado e até mesmo sobre Deus. Só lembrando: esta animação é para adultos, não sendo indicada para crianças e adolescentes.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 84 minutos
Gênero: Animação, Ação, Aventura, Terror, Fantasia
Classificação: 18 anos
Minha Nota: 9,0