Muralhas do Pavor (1962): adaptação de contos de Edgar A. Poe - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, agosto 21, 2015

Muralhas do Pavor (1962): adaptação de contos de Edgar A. Poe

Muralhas do Pavor é um ótimo filme de terror gótico do diretor Roger Corman. O roteiro de Richard Matheson é baseado nos contos de horror macabro do escritor Edgar Allan Poe.

Muralhas do Pavor
Vincent Price em cena no filme "Muralhas do Pavor"

Sinopse - O filme apresenta três segmentos adaptados da obra de Edgar Allan Poe: Morella, O Gato Preto - combinado com partes de O Barril de Amontillado e O Estranho Caso de M. Valdemar.

Primeiro Segmento: Morella

Neste segmento conhecemos Locke (Vincent Price), um viúvo amargurado e bêbado que recebe a visita de sua filha, Lenora (Maggie Pierce), uma jovem que viveu rejeitada nos últimos 25 anos, apontada como responsável pela morte da mãe, Morella (Leona Gage).

O pai sempre culpou a garota, que ao voltar revela estar com uma doença terminal, o que faz com que ele reveja seus conceitos e tente recuperar o tempo perdido com a filha. Entretanto, ela nem imagina que Locke guardou durante todo este tempo o corpo embalsamado de sua mãe Morela na mansão e o espírito desta está sedento por vingança.

Segundo segmento: O Gato Preto

Este segmento também traz também elementos de outro famoso conto de Poe, O Barril de Amontilhado, além, é claro, do conto homônimo que o nomeia. O bêbado inveterado Montresor Herringbone (Peter Lorre) odeia o gato preto de estimação da sua esposa Annabelle (Joyce Jameson).

Certa noite, ao ser expulso de um bar, ele chega a uma Convenção de Vinicultores e desafia o renomado Fortunato Luchresi (Vincent Price) para uma competição de degustação de vinhos. Após provar seu conhecimento dos diferentes vinhos, Montresor é levado, completamente bêbado, para sua casa por Fortunato.

Ao conhecer Annabelle, Fortunato se torna amante dela, aproveitando para visitá-la intimamente quando sabe que o marido a deixa sozinha toda noite para se embriagar. Ao descobrir a traição da esposa com o recém amigo, Monstresor coloca em prática a mais famosa vingança de Poe: emparedar pessoas. Misteriosamente o gato preto também e foi parar atrás da parede.

Terceiro segmento: O Caso do Sr. Valdemar

No último segmento do filme conhecemos o rico Valdemar (Vincent Price) que encontra-se com uma doença terminal e emprega o misterioso Carmichael (Basil Rathbone) para hipnotizá-lo e com isso diminuir a dor que sente. Ao mesmo tempo ele pede a seu médico Dr. James (David Frankham) para cuidar de Helena (Debra Paget), sua esposa, após a morte dele, pois sabe da atração de ambos.

Carmichael, ambicioso e maquiavélico, primeiro ganha toda a confiança de Valdemar, aplacando sua terrível dor graças às sessões de hipnose, indo contra a vontade de sua esposa, Helene e seu médico.

Mas ao morrer, Carmichael consegue manter, através de hipnose, a mente de Valdemar presa em seu corpo morto, impedindo seu descanso eterno. Resultado, Valdemar consegue sair do transe, e retorna à vida como um zumbi obcecado por vingança.

O horror macabro de Edgar Allan Poe  

Em Muralhas do Pavor encontramos diversos elementos que Poe adorava usar em seus contos de horror gótico: assassinato, necrofilia, hipnose, vingança, zumbis, adultério... O diretor Roger Corman soube extrair o verdadeiro terror que emanava das obras de Allan Poe, criando filmes de baixo orçamento, mas com grande sucesso entre os fãs do terror gótico. 

Bem escrito, conduzido e atuado, Muralhas do Pavor é um filme indispensável para fãs de terror e, principalmente do astro Vincent Price.

Ficha técnica

Título original: Tales of Terror
Duração: 89 minutos
Gênero: Terror, Mistério, Comédia
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1962