Filme: "Entre a Loura e a Morena (1943)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, agosto 05, 2015

Filme: "Entre a Loura e a Morena (1943)"

"Mas você vai se casar com Vivian Potter!"

"The Gang's All Here" é considerado por muitos críticos de cinema como o melhor trabalho de Carmen Miranda, apesar das cenas dela serem poucas.

A 'Pequena Notável' como era conhecida, nasceu em Portugal e se tornou brasileira, se chamava Maria do Carmo mas entrou para a história como Carmen Miranda. Ela continua sendo a artista brasileira mais famosa no exterior, mesmo após 60 anos do seu falecimento. Carmen Miranda se inventou e criou um mito tão forte que se confunde com a própria identidade cultural do Brasil.
Esta comédia musical foi estrita por Walter Bullock e dirigida por Busby Berkeley. Foi uma das maiores bilheterias d 1943, ano de seu lançamento e recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Direção de Arte. 

Em dezembro de 2014, a Biblioteca do Congresso considerou o filme 'culturalmente, historicamente, ou esteticamente significante' e o selecionou-o para preservação no National Film Registry.
Na trama, o  sargento Andy Mason (James Ellison) é um rapaz rico e arrogante prestes a embarcar para o Pacífico. Em sua festa de despedida, ele se encanta pela cantora Eadie Allen (Alice Faye), uma moça simples, que não se importa com dinheiro ou status.
Ele se apresenta usando outro nome e os dois acabam se apaixonam na mesma noite, porém, ele está noivo da filha do amigo influente de seu pai, que arranjou o casamento.
Passado algum tempo, Andy volta condecorado do combate, e seu pai, Andrew Mason (Eugene Pallette), decide fazer uma comemoração especial para recebê-lo e chama o grupo do Club New Yorker para protagonizar um espetáculo na casa de seu amigo Peyton Potter (Edward Everett Horton).
Assim sendo, Eddie e sua exótica amiga Dorita (Carmen Miranda) descobrem que Andy tem um compromisso com a filha de Potter, Vivian (Sheila Ryan). Ao chegar, Andy se vê obrigado a desfazer o mal entendido.
"Entre a Loura e a Morena" é um musical encantador e divertido, os cenários e figurinos são deslumbrantes, e apesar de ter uma história bastante repetitiva, consegue prender o telespectador com efeitos em Technicolor de encher os olhos.
Com muito exagero e glamour, típico da era de ouro hollywoodiana, "Entre a Loura e a Morena" é um filme pomposo que merece ser visto por todos. O filme encontra-se em domínio público.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 103 minutos
Gênero: Musical, Romance, Comédia, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,0