Filme: "O Golem - Como Veio ao Mundo (1920)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, julho 31, 2015

Filme: "O Golem - Como Veio ao Mundo (1920)"

"Der Golem, wie er in die Welt kam" é um dos maiores exemplares do expressionismo alemão. Foi dirigido por Carl Boese e Paul Wegener e o lançamento aconteceu em 1920.

O mito judaico teve duas versões também co-dirigidas por Paul Wegener (que aqui interpreta o próprio Golem) em 1914 e 1917, mas que são consideradas perdidas. Este é o único exemplar que foi conservado ao longo dos últimos 95 anos, sendo bastante conhecido pelos cenários tortuosos desenhados pelo renomado arquiteto Hanz Poelzig.
O filme é baseado numa lenda medieval judaica, um ser de barro que ganha vida (quando um mago usa a mágica de um antigo livro da Cabala) para servir como um protetor dos judeus que vivem no gueto de Praga no ano de 1580.
Rabi Loew (Albert Steinruck) presente um perigo para os judeus na constelação das estrelas e assim começa a construção do Golem. A profecia é cumprida, logo o Imperador Rodolfo II (Otto Gebuhr) emite um decreto declarando que os judeus devem deixar Praga antes do final do mês.
Ele acredita que os judeus começaram uma epidemia na cidade. Entretanto, a filha do próprio rabino, Miriam (Lyda Salmonova) se apaixona por Florian (Lothar Muthel), um dos cortesões do imperador.
Evidentemente, o assistente do rabino (Ernst Deutsch) descobre sobre seu caso e os denuncia.
Através da oração, um círculo de fogo sobe para engolfar o Rabino Loew e no presente estado de transe, ele diz uma palavra mágica e a utiliza como um amuleto, depositando-a sobre o peito do Golem, a criatura viria à vida. Se o amuleto for removido, a criatura torna-se-á novamente inanimada.
"O Golem - Como Veio ao Mundo" mostra a história de um homem que dá vida a um objeto inanimado, um monstro amoral que ele espera usar como um escravo. O monstro, em seguida, se volta contra seu mestre, para quase destruí-lo no processo, além de destruir as pessoas próximas dele.
No entanto, o Golem não é uma história do expressionismo alemão, na verdade é uma combinação de misticismo judaico com conto de fadas, que o diretor Wegener retrata os elementos sobrenaturais da história, sem ironia ou explicação psicológica. A sensação é de estar em Praga Medieval, na época em que as pessoas acreditavam nesses tipos de encantamentos.
É um filme de grande poder hipnótico que mostra a visão expressionista alemã da vida como um sonho acordado. A luz fraca e ameaçadoramente sombria dos cenários causam mal-estar. Parece inacreditável, mas este filme com mais de 95 anos de lançamento conseguiu causar mais arrepios que muitos filmes recentes do gênero de terror.
Atualmente é impossível assistir este filme sem a consciência do horror ainda maior que em breve seria infligido sobre os judeus da Europa. Infelizmente, o diretor Wegener permaneceu na Alemanha durante a guerra e reduziu seu talento para produzir e atuar em filmes trocando uma carreira de cineasta em troca da produção de propaganda nazista. Erro imperdoável deste cineasta de grande talento.
"O Golem - Como Veio ao Mundo" é um filme de domínio público que vale a pena ser apreciado com calma. 

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 91 minutos
Gênero: Terror, Fantasia, Clássico, Domínio Público
Classificação: Livre
Minha Nota: 9,1