Filme: "A Missão (1986)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, abril 01, 2015

Filme: "A Missão (1986)"

A Missão (1986)"O ventos e os mares foram a destruição dos índios."

"The Mission" é um filme interessante, porém revoltante. O massacre dos indígenas mostra o quanto o ser humano é cruel, humilha, escraviza e mata seus semelhantes por causa de interesses materiais. 

No filme, o diretor Roland Joffe mostra, através de personagens fictícios, um evento histórico e complexo, a formação e destruição das grandes missões dos jesuítas na década de 1750 numa região em torno do que é hoje a tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora. Venceu na categoria de Melhor Fotografia. Além de ganhar vários prêmios importantes do cinema em diversas partes do mundo. O lançamento aconteceu em 1986.
A Missão (1986)
Na trama, acompanhamos a história do padre Gabriel (Jeremy Irons), um jesuíta de bom coração que luta para defender os interesses indígenas ao lado de Fielding (Liam Nesson), e ao mesmo tempo tenta convertê-los para o cristianismo, no final do século XVIII.
A Missão (1986)
Gabriel passa a enfrentar problemas com o mercenário mercador de escravos Rodrigo Mendoza (Robert De Niro), mas vê a oportunidade de guiá-lo em sua redenção.
A Missão (1986)
Pois o mesmo acabou matando o próprio irmão Felipe (Aidan Quinn) num duelo pelo amor da jovem Carlotta (Cherie Lunghi), Rodrigo sequer consegue continuar vivendo. 
A Missão (1986)
Decidido a se regenerar, e como forma de pagar penitência pelo peso de seu passado, o mercenário se torna padre e parte para viver na missão jesuíta, junto aos índios que perseguia. Os problemas começam quando os interesses econômicos na região entram em conflito com a missão jesuíta. E não é difícil imaginar a dificuldade que os primeiros europeus encontraram quando chegaram ao continente sul-americano, ao se deparar com os povos nativos da região.
A Missão (1986)
"A Missão" é uma trama arrojada, pretensiosa, com trilha sonora marcante, paisagens espetaculares e discussão de temas pós-coloniais instigantes. Proporciona ao espectador momentos belíssimos e mesmo que não houvesse diálogos, não sentiríamos falta, pois os elementos mais importantes da trama são as imagens e a música. O filme é um verdadeiro espetáculo, porém, bastante melancólico.
A Missão (1986)

Duração: 125 minutos
Categorias: Épico, Guerra, Histórico, Aventura, Drama
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,4