Filme: "Gigi (1958)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, fevereiro 27, 2015

Filme: "Gigi (1958)"

"Apenas as esmeraldas mais belas contém esse milagre de azul indescritível."

"Gigi" é um filme escapista e por isso vem recebendo inúmeras críticas negativas ao longo dos anos. Produzido no auge dos musicais, este filme foi o último do estúdio MGM e apresenta em seu enredo algumas polêmicas aplicadas no final do século XIX na França.

Esse musical foi dirigido por Vincente Minnelli, sendo a maior bilheteria do cineasta. Teve o enredo baseado na novela de mesmo nome de Sidonie Gabrielle Colette e o lançamento com filme aconteceu em 1958.

É o quinto com maior premiações do Oscar, ganhou nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Canção Original, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição. Além de receber vários prêmios importantes do cinema ao redor do mundo.

O filme começa nas ruas de Paris no ano de 1900. Vemos vários casais passeando em carruagens puxadas a cavalo. Honoré Lachaille (Maurice Chevalier) canta "Thank Heaven for Little Girls" no parque "Bois de Boulogne".

Conhecemos Gigi (Leslie Caron), uma garota pobre, porém cheia de vida e leveza, a mocinha vive com sua avó Madame Alvarez (Hermione Gingold) num pequeno apartamento em Paris.
No entanto, sua tia Alicia (Isabel Jeans) está treinando a menina para ser uma cortesã de sucesso, semelhante ao que ela foi no passado.
A garota não aprecia as aulas e acha o treinamento muito maçante. Mas ao mesmo tempo, Gigi é proibida terminantemente por sua avó de aceitar convites de colegas, nem amigos ela pode ter.
Enquanto isso, o mimado e cobiçado Gaston Lachaille (Louis Jourdan) vive sua vida entediante. Ele é sobrinho de Honoré e visita frequentemente a Madame Alvarez e sua neta.
Gaston é noivo da bela Liane D'Exelmans (Eva Garbor), porém há rumores de que a moça está mantendo um relacionamento secreto com seu instrutor de patins.
Com o passar dos dias, Gaston se vê apaixonado por Gigi e revela a jovem que quer torná-la sua amante.
Porém, a mocinha se opõem a ideia do galanteador, despreza e esnoba o rapaz, isso causa desespero nas suas treinadoras.
O filme mostra como as mulheres era tratadas naquela época. Moças das classes elevadas deveriam comportar-se como damas, para ter um bom casamento. Já as moças das classes inferiores recebiam as mesmas instruções de comportamento, porém, para se tornarem amantes. Gigi era uma moça independente e fazia suas próprias escolhas, ao recusar a proposta do rapaz em se tornar amante, ela mostra ser uma mulher exemplar.
"Gigi" é também uma história de amor. Um romance onde seu príncipe encantado precisa se moldar e adequar-se nos termos desejados por ela e não aqueles termos impostos pela sociedade.
Gostei bastante da fotografia, em vários momentos esqueci da legenda e fiquei admirando os cenários que na minha opinião é o ponto forte do filme. O enredo é razoável, com pouco brilho e faz apelo ao machismo e pedofilia, mas a direção e o elenco são excelentes.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Classificação: 12 anos
Nota: 8,5